Gengibre super alimento!

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O gengibre é uma figurinha fácil em dietas para emagrecer, mas não é só isso, ele tem ação anti-inflamatória, antioxidante e ainda outros poderes. Vamos conhecer um pouco mais dessa raiz versátil, com funções medicinais e culinárias que, dentre outras coisas, rende um simples e delicioso chá de gengibre!

As propriedades do gengibre

Sua dieta pode ser turbinada com o uso do gengibre, ele aumenta o gasto calórico em até 10%. Aliado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, seu poder termogênico ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal. Mas, ainda traz muitos benefícios para a sua saúde, graças à ação bactericida e desintoxicante, assim como as já faladas anti-inflamatória e antioxidante. É também um ótimo digestivo, auxilia o bom funcionamento do sistema respiratório e circulatório. É benefício para chuchu, não é não?!

Além do uso medicinal, ele é uma delícia na culinária, imprime um sabor picante bem característico, seja na forma de um delicioso chá de gengibre, seja como ingrediente essencial dos sucos detox (entre outros), como acompanhamento indispensável da comida japonesa ou ainda, em receitas de dar água na boca!

Formas de consumo

Ele pode ser consumido ralado in natura, em conserva, em pó, cristalizado, como chá e ainda como óleo (uso externo) contra dores musculares, artrite, cefaleia, etc.

O gengibre pode ser mantido no congelador (lavado e seco), assim é só ralar na hora do consumo, ou em pedacinhos para fazer seu chá.

A recomendação para se obter os benefícios é de 2 a 4g por dia e para emagrecer 1 colher de café do pó ou uma fatia média por dia (chá no máximo 600 ml por dia após as refeições), com bom senso e sem exageros!

Contraindicação do gengibre

O gengibre é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes, crianças, pessoas que sofram de hipertireoidismo, com problemas cardíacos, enxaqueca, úlcera, diabéticos e alérgicos.

O consumo pode aumentar a pressão arterial, causar hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. Pode ainda facilitar hemorragia, devendo ser suspenso o consumo próximo a cirurgias (conversar com seu médico).

Chá de gengibre

Lave o gengibre, descasque (opcional), use um pedaço médio cortando em lascas. Coloque aproximadamente 600 ml de água filtrada no fogo, assim que ferver coloque o gengibre e deixar ferver por 10 minutos, desligue e deixe tampado por mais 5 minutos, depois é só coar, adoçar e aromatizar com gotinhas de limão, conforme a preferência. Muitos gostam de colocar também o cravo e a canela em pau. Neste caso, pode-se colocar para ferver junto com o gengibre. Pronto! Agora é só saborear quente ou frio!

Agora que você já viu o que o gengibre pode fazer por você, é só incluir esse alimento, pra lá de funcional, no seu cardápio diário!

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