Faça uma automassagem para ativar a circulação nas pernas

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Os sinais de uma má circulação sanguínea são sentidos nas extremidades do corpo: mãos e pés frios, formigamentos e dormência nos braços e pernas, dores, fisgadas e câimbras. Se recorrentes, devemos procurar um médico para uma avaliação completa. Para amenizar esses sintomas, uma automassagem para ativar a circulação nas pernas de 5 minutos, no próprio banho é uma ótima solução e traz múltiplos benefícios. Leia mais!

As massagens ajudam a amenizar esses sintomas por melhorarem a fluidez do fluxo sanguíneo, levando a oxigenação adequada e nutrientes para todo o corpo. Além disso, ajudam a prevenir varizes, eliminar toxinas, melhora o tônus da pele, hidratam e ainda combatem a celulite.

Além das massagens, hábitos saudáveis podem trazer melhoras incríveis: alimentação saudável, rica em fibras, atividades físicas na água, experimente caminhar mais. E lembre-se de tomar muita água. Sempre!

Como fazer uma automassagem para ativar a circulação

A dica é usar óleos especiais, como o de bétula e arnica, associados aos princípios ativos dos óleos essenciais como o de bergamota, alecrim, cedro, cipreste, hortelã-pimenta, laranja doce, limão e palmarosa. Para isso, basta acrescentar de 30 a 40 gotas do seu óleo essencial preferido em 60ml de óleo vegetal, como o de jojoba, por exemplo.

1. Com a pele limpa, aplique um bom óleo como de óleo de arnica ou bétula ou um creme de massagem da sua preferência e prepare-se para começar a massagear. Deslize as mãos  do pé até a coxa;

2. Subindo as mãos, amasse as panturrilhas na direção da virilha. Em movimentos circulares, repita nas partes interna e externa das coxas, massageando;

3. Mexa os dedos “desenhando” círculos com as duas mãos;

4. Em pé, feche a mão e comece a massagear a região do culote com movimentos circulares vigorosos usando os ossinhos do meio dos dedos. Faça toda a movimentação circular contornando o culote e depois o glúteo (como se quisesse levantar o bumbum). Ou seja, os movimento são circulares, mas sempre ascendentes!

5. Pressione levemente a região da virilha para estimular a drenagem.

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Esta massagem é muito simples, tão simples que você pode aproveitar a horinha do banho para fazer.

Você também pode usar um massageador manual com pequenas esferas ou uma luva para massagem!

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Há quem use bucha vegetal, mas cuidado para não agredir demais a pele, provocando um dano desnecessário! Por isto, o recomendável é usar a mão ou estes 2 utensílios, mas sempre cuidando para não se machucar! A massagem deve ser vigorosa, mas não deve causar dor nem hematomas!

Pronto! É simples assim, 5 minutinhos, 2 vezes por semana.

 

Essa massagem foi inspiradas nas indicações de Maiara Fidalgo, nutricionista e especialista em Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis e nutrição comportamental. Para falar com ela,  clique aqui!

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