Faça um shampoo caseiro e natural!

Meus Cabelos Sempre Naturais ->
Comprar Produtos Naturais

Os shampoos estão cada vez mais tecnológicos e especializados: tem shampoo para cabelos tingidos, danificados, com progressiva e até shampoo de limpeza profunda para eliminar o resíduo de tanta química acumulada durante as lavagens nos fios e couro cabeludo. Então que tal experimentar um shampoo natural, feito por você mesma, livre de tanta química pesada e bem baratinho? Aprenda aqui a fazer um shampoo caseiro e natural!

Já ouviu falar em “no poo”?

Surgido nos Estados Unidos, é um movimento que acredita que a grande quantidade de substâncias químicas dos shampoos e condicionadores é prejudicial à saúde, até à dos próprios cabelos! E que, em lugar de ajudarem a resolver todos esses problemas capilares, os shampoos industrializados agiriam nos fios como um detergente de cozinha! O No poo já tem adeptos no mundo inteiro que aderiram ao uso de shampoos e condicionadores orgânicos ou caseiros e naturais.

Um shampoo caseiro e natural, sem espuma e eficiente

Para o No poo, os shampoos comerciais com silicone e outras substâncias dariam uma falsa sensação de limpeza, maciez e brilho aos cabelos, enquanto na verdade deixariam o couro cabeludo sobrecarregado e “seboso”. Fica aqui o convite para refletir sobre a questão e experimentar o uso de produtos naturais. Você pode começar testando esta receitinha bem simples e econômica de um shampoo caseiro que não faz espuma!

Ingredientes:

Quantidades para cerca de 2 semanas de uso

  • 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (tipo caneca) de vinagre de maçã
  • ¼ xícara (tipo caneca) de azeite de oliva
  • 3 xícaras (tipo caneca) de água filtrada
  • 2 embalagens

Opcional: pode adicionar algumas gotas de óleo essencial da sua preferência (lavanda, camomila, etc.).

Modo de preparo e uso:

Misture o bicarbonato com a água e o óleo essencial, caso vá usar algum. Esta é a mistura básica, pode ser considerada o shampoo, é responsável pela limpeza.

Em outro recipiente, misture o vinagre e o azeite, esta mescla será uma espécie de condicionador e não pode ser dispensada porque é vital para equilibrar o pH do bicarbonato.

Com os cabelos molhados, aplique a primeira mistura e massageie suavemente. Não se preocupe, embora não faça espuma, limpa profundamente! Deixe que escorra por todo o comprimento do fio, mas não esfregue. Em seguida, enxágue usando a segunda mistura.

Agite bem as embalagens antes de usar! Você vai se surpreender com os resultados!

Você conhece bem o rótulo do seu shampoo e condicionador? Conte pra gente!

Este post foi publicado em por