Faça sua horta de temperos em casa!

Jardinagem Natural no Meu Lar ->
Quero Natureza

Já pensou em ter uma horta de temperos fresquinhos e ainda incrementar o visual e o aroma da sua casa? Basta usar a criatividade e os seus temperos favoritos. Veja algumas ideias e dicas para preparar uma horta para espaços pequenos, mesmo para quem mora em apartamentos menores!

Dica para uma horta em casa!

Escolha um espaço que receba a luz do sol

Identifique um espaço na sua casa que receba a luz do sol em média de três a quatro horas por dia. Em geral as varandas e janelas são ideais para cultivar uma pequena horta. Mas atenção: cuidado com o excesso de vento, porque a grande maioria dos temperos não suporta muito vento. Não se assuste imaginando que estas exigências podem inviabilizar a sua horta, lembre-se que o plantio pode ser vertical, o que pode dar a sua casa uma parede cheia de personalidade!

Jardim vertical à venda na Lojinha Natural
Jardim vertical à venda na Lojinha Natural

Escolha onde plantar de acordo com o tempero

Você pode preparar a sua horta em diversos recipientes de diferentes tamanhos: garrafas pet, vasos de cerâmica ou vidro, embalagens de alumínio (as embalagens de chá ficam muito charmosas), baldes de metal ou plástico, canteiros, floreiras, canos de PVC, etc. Mas a escolha do recipiente, sobretudo da sua profundidade, deve levar em conta o tempero. O manjericão, por exemplo, deve ser plantado em um vaso com mais de 25 cm de altura. Enquanto, a manjerona e o orégano podem ser cultivados em vasos de 15 cm de altura. Outra dica é não colocar muitas mudas em um mesmo vaso.

Fonte: Google
Fonte: Google

Sugestão de temperos para a sua horta caseira

Nesta hora o que deve pesar na sua escolha é a viabilidade do cultivo e o seu paladar – se não gostar de coentro, plante salsinha! Ótimas dicas incluem cebolinha, tomilho, hortelã, alecrim, pimenta, etc.

Como fazer uma horta caseira

  • Passo 1: caso o recipiente escolhido não venha com furos no fundo, faça de 3 a 6 furos para escoar a água (vai depender do tamanho do recipiente).
Fonte: Google
Fonte: Google
  • Passo 2: você precisará de pedrinhas pequenas, areia (não pode ser de praia), terra vegetal e adubo. Preencha o fundo do recipiente com as pedrinhas pequenas, depois coloque a camada de areia úmida e, em seguida, a terra vegetal mesclada ao adubo, misturando bem a terra para deixá-la bem fofa, use uma pá de jardinagem ou mesmo uma colher.
Fonte: Google
Fonte: Google
  • Passo 3:  com cuidado retire a muda (com o torrão) e transfira-a para o vaso preparado, completando com terra. Depois, é só regar as mudas. Para a manutenção da sua horta, regue as plantas pela manhã ou no final da tarde – mas cuidado para não encharcar a terra, ela deve ficar apenas umedecida. Além disso, adube (com adubo orgânico) uma vez ao mês e retire as eventuais ervas daninhas que possam surgir nos vasinhos.
Fonte: Google
Fonte: Google

Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de casa, jardim e pet. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por