Extrato de própolis – Veja suas propriedades!

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

O extrato de própolis faz parte do pronto socorro de muitas pessoas que buscam soluções naturais para gripes, resfriados, inflamações, gengivites, micoses, etc., e também para fortalecer o sistema imunológico.

Vejam quais são as propriedades do extrato de própolis e como fazer uso dele!

O que que a própolis tem

A própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas e utilizada na estrutura da colmeia. Sua composição varia de acordo com o tipo de abelha e vegetação. Tem mais de 200 compostos, dentre eles aminoácidos, flavonoides, ácidos aromáticos, vitaminas, esteroides, aldeídos, etc.

Propriedades do extrato de própolis

Poderoso antibiótico natural, bactericida, antimicótico, cicatrizante, antimicrobiano, antivirótico, antitumoral, antifúngico, imuno-estimulante e antioxidante.

Acredita-se que o extrato de própolis, ainda, tenha ação hepatoprotetora, anti-úlceras e regenerativa de tecidos. Tem se falado recentemente que o uso diário tem a capacidade de agir como um repelente de insetos, inclusive do mosquito da dengue, mas ainda sem estudos que o comprovem.

Própolis – aplicações

Muito utilizada no tratamento e prevenção de resfriados, gripes, inflamação de garganta, amigdalite, gengivite, tratamentos dentários, processos inflamatórios, queimaduras, fadiga, fortalecimento do sistema imunológico e tumores.

Própolis verde

A “própolis verde do Brasil” é extraída do alecrim do campo pelas abelhas operárias, no estado de Minas Gerais, e tem selo de garantia e procedência. É um tipo de própolis que tem recebido muita atenção de estudiosos, da indústria farmacêutica e do público asiático por ter na sua composição o fenólico artepelin-C (acredita-se combater o câncer) e também por ser rico em flavonoides (combate radicais livres), e não tem a presença de metais pesados.

Como usar o extrato de própolis

Pode-se usar o extrato de própolis em solução alcoólica/glicólica/aquosa, diluída em água, chá ou suco, misturada com mel ou ainda em spray, pastilhas, xaropes e balas, em dosagem conforme orientação no rótulo ou indicação terapêutica.

Para uso externo pode-se colocar o extrato diretamente na área afetada.

Tenha sempre o cuidado de buscar produtos de qualidade, e fique atenta às adulterações. Procure pelos selos de garantia e procedência e evite embalagens que não estejam lacradas. A própolis é 100% natural e não tóxica, a única contra indicação é para alérgicos, e deve ser observada a dosagem máxima diária indicada no rótulo ou pelo médico. De qualquer forma, fale com seu médico sempre antes de usar produtos naturais e fitoterápicos, e faça o teste alérgico.

Você pode também se interessar por:

Receitas caseiras de xarope para aliviar a tosse

Solução natural para resfriado

Para que serve o chá de alecrim?

Você já fez uso do extrato de própolis? Curtiu essa solução natural? Compartilhe!

Este post foi publicado em por