Exercícios de pilates para gestantes

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Exercícios de pilates na gravidez são confortáveis, seguros e eficazes. É possível fazer um treino que contribua para esse momento da vida da mulher, fortalecendo regiões estratégicas, como o assoalho pélvico e o abdômen, que tendem a enfraquecer durante a gestação e, também, aliviando dores características do período, além de outros benefícios.

Taís Maciel, especialista em treinamento funcional e pilates, nos traz 3 exercícios de pilates para gestantes para aliviar dor nas costas, campeã de reclamações. Vamos a eles!

Cuidados com a prática

Mesmo pilates sendo uma prática segura e recomendável, Taís alerta que nenhuma gestante deve iniciar qualquer atividade física sem passar por uma avaliação de seu médico de confiança. Essa é uma condição fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê.

O Pré Natal é muito importante, e uma dica que considera valiosa é, quando possível, apresentar o seu professor para o seu médico.

Exercícios de pilates para gestantes, infalíveis!

1 –  Massagear a coluna com a bola

Apoie as costas na bola, pés afastados e mãos atrás da cabeça, faça movimentos de flexão e extensão dos joelhos, esse movimento, além de fortalecer suas pernas, faz uma automassagem na região lombar e coluna. Repita o movimento enquanto for confortável.

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2 – Alongamento lateral

Afaste as duas pernas, e use a bola para auxiliar. Role a bola até próximo de um dos pés, mantendo o tronco reto. Fique nessa posição de 30 a 40 segundos, respirando profundamente, volte à posição inicial e repita para o outro lado. Faça 3 séries.

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3 – Pernas na bola

Deite de barriga para cima, apoie as pernas na bola, criando um ângulo de 90 graus.  Faça movimentos suaves, levando os joelhos de um lado para o outro. Faça o exercício até a dor na lombar aliviar.

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Se a gestante já for praticante, é só informar seu treinador e adaptar os exercícios à nova condição. Para iniciar a atividade na gravidez, recomenda-se esperar o segundo trimestre, como precaução e cautela.

Estes exercícios são básicos, fáceis de serem feitos e trazem muitos benefícios, contribuindo para o bem estar da futura mamãe!

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Taís Maciel é Coordenadora da Academia Youngers, especialista em treinamento funcional e pilates para adultos e crianças. Sócia-Diretora da empresa CaseiFit, treinamento funcional para noivas.

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