Entenda o mapa das acnes na sua pele

Aromas essenciais para seu equilíbrio ->
Quero conhecer

Suas acnes tem lugar cativo para aparecerem? Segundo a medicina indiana ayurveda e também a chinesa, cada região do nosso corpo reflete a nossa saúde interna. Esse conceito aplicado à estética holística leva a crer que o lugar onde as espinhas costumam aparecer pode revelar as causas e também a melhor maneira de preveni-las. Será? Segundo essa abordagem, entenda o mapa das acnes na sua pele e veja como se livrar do problema. Vem comigo!

Mapa das acnes na sua pele – onde e por que

O Dr. Joshua Zeichner, diretor de pesquisa estética e clínica do departamento de dermatologia do Mount Sinai Medical Center em Manhattan, faz uma análise de cada área e nos traz suas recomendações, juntamente com Monica Watters, esteticista holística badalada de Nova York que é adepta da técnica.

Mandíbula, queixo e pescoço

Espinhas nessas áreas são relacionadas com distúrbios hormonais, ciclo menstrual e também com o crescimento de leveduras e cândida (fungos). Neste caso, a indicação é fazer uma dieta restringindo do consumo de alimentos doces, fermentados, ricos em amido, açúcar, fermento, laticínios, soja, frituras, frutas secas, vinho, farinha branca, glúten, banana, uva e manteiga de amendoim.

Bochechas

Quando aparecem nas bochechas, a maior probabilidade é que as causas estão no toque excessivo das mãos no rosto, o contato com o celular e tecidos como tolha de rosto, fronhas e lençóis, que acumulam bactérias e podem obstruir os poros. Para evitar, capriche na assepsia das mãos, evite tocar o rosto com frequência, lembre-se de higienizar o celular e trocar a toalha de rosto e fronha periodicamente.

Outros fatores apontam para os pulmões e sistema respiratório, portanto fumar também pode favorecer acne nessa região.

Zona T

Testa, nariz e queixo são regiões de maior oleosidade do rosto, o que já facilita o aparecimento das espinhas. A puberdade ou o estresse pode exacerbar a produção sebácea e agravar o problema. Acnes na região da testa também podem indicar problemas do sistema digestivo e nervoso.

As dicas incluem evitar o stress e privilegiar uma alimentação que favoreça o bom funcionamento intestinal. Nessa pegada, deve-se evitar alimentos processados, diminuir a quantidade de gordura (queijos, leites, manteigas e hidrogenadas) da dieta, aumentar o consumo de água, que ajuda a eliminar as toxinas, fibras e probióticos que equilibram a flora intestinal.

Já as que insistem em aparecer no nariz podem indicar problemas de circulação ou pressão. Nestes casos, uma dieta de redução de alimentos ricos em sódio, picantes, ricos em cafeína, carne e álcool pode trazer benefícios, assim como consumir óleos essenciais como ômega 3 e 6 (peixes, sementes oleaginosas como linhaça, castanhas, nozes e abacate).

O Dr. Wang Zheng Hu, especialista em medicina chinesa, também trabalha com o mesmo princípio (mapa de acne na face) e foca o tratamento na alimentação, sono de qualidade, higiene adequada e também em um estado de espírito mais relaxado e positivo.

Sempre bom lembrar que a acne tem vários fatores, causas e abordagens. Se você já esgotou todos os recursos ou, ainda, se prefere uma abordagem mais holística, esse pode ser um caminho bem interessante!

Aqui no Lar Natural há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Mapa das acnes na sua pele

Imagem: Letícia Santos
Fonte da texto: Into the Gloss

Este post foi publicado em por