Combater a insônia com valeriana!

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Por que tomar remédios ou soníferos para combater a insônia, quando existem plantas medicinais que podem ajudar a melhorar nossa vida sem nenhum efeito colateral? A valeriana é reconhecida por ser muito eficaz em reduzir os sintomas do estresse e relaxar melhor antes de ir para a cama. Conheça mais sobre esta planta e descubra uma receita especial de chá de valeriana para diminuir o estresse e ter um sono tranquilo.

Combater a insônia com valeriana

Também chamada de erva-dos-gatos, a valeriana é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por sua ação contra a ansiedade. O seu uso para indução ao sono também é muito reconhecido, embora tenha um efeito bem mais leve e demorado do que os soníferos sintéticos, mas com a vantagem de não ter muitos efeitos colaterais e não levar à dependência química.

O seu nome popular erva-dos-gatos se deve ao cheiro desagradável da planta e que deixa os bichanos eufóricos! Por isto, não mantenha a planta perto de animais.

Indicada nos casos de insônia, sono agitado, nervosismo, angústia e ansiedade. Seu efeito sedativo é um pouco demorado, podendo chegar a produzir logo após o seu consumo uma certa euforia para só depois levar ao relaxamento. Por isso, o recomendável é tomá-la 1 hora antes de ir para a cama.

Pode ser encontrada em tintura, cápsulas e extrato. Veja aqui uma receita de chá de valeriana.

Chá de valeriana para diminuir o estresse e ter um sono tranquilo

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá da raiz e do caule da planta

Como fazer e tomar

Ferva água, depois desligue o fogo e acrescente a raiz e o caule da valeriana, tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos. Depois é só coar e tomar de 2 a 3 vezes ao dia. As gestantes não podem tomar o chá de valeriana! Depois de usar o chá por uma semana ou 10 dias, faça um intervalo e só volte a tomá-lo depois de 1 mês.

E você, conhece outra planta medicinal que permite diminuir o estresse? Compartilhe suas dicas aqui!

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