Dicas para ter um lar mais econômico e natural

Jardinagem Natural no Meu Lar ->
Quero Natureza

Nesse estilo de vida acelerado em que a maioria de nós passa mais tempo fora do lar do que no lar, as pessoas estão aos poucos dando o devido valor ao precioso tempo em que podem não apenas se utilizar de seus lares, mas também em desfrutá-los. Para isso é interessante que nossa relação com o lar se transforme, tornando nosso ninho mais aconchegante, funcional, simples, natural, sustentável e porque não, mais econômico!

Para isso vamos dar algumas dicas simples para você deixar o seu lar mais natural.

Horta no Lar

  • Você pode preparar a sua horta em diversos recipientes de diferentes tamanhos: garrafas pet, vasos de cerâmica ou vidro, embalagens de alumínio (as embalagens de chá ficam muito charmosas), baldes de metal ou plástico, canteiros, floreiras, canos de PVC, etc. Mas a escolha do recipiente, sobretudo da sua profundidade, deve levar em conta o tempero. O manjericão, por exemplo, deve ser plantado em um vaso com mais de 25 cm de altura. Enquanto, a manjerona e orégano podem ser cultivados em vasos de 15 cm de altura. Outra dica é não colocar muitas mudas em um mesmo vaso.
  • Veja como fazer uma horta caseira e sugestões de temperos para o plantio

 

Economia no Lar

  • Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes econômicas e economize até 75% de energia
  • Troque as lâmpadas dicroicas por lâmpadas de LED (por volta de 10x mais econômicas e 10x mais duráveis)
  • Adapte a potência das lâmpadas à necessidade do ambiente. Lugares de passagem, sala de estar, etc., talvez não precisem de lâmpadas muito fortes.
  • Sempre que possível adapte a casa para receber mais iluminação natural.
  • Boas opções para quando é preciso deixar uma luz acesa no ambiente externo da casa são usar sensor de presença, que acende quando alguém se aproxima, ou programar a luz com temporizador, de forma que acenda assim que escurecer e apague quando clarear o dia.
  • Veja dicas Dicas práticas para reduzir sua conta de luz

 

Decoração no Lar

 

Sustentabilidade e Estilo no Lar

 Pallets 

  • São muito versáteis, podem ser usados para fazer camas, cabeceiras, mesinhas, mesas, sofás e etc. Há uma série de vantagens em se trabalhar com os pallets de madeira, a principal delas: sustentabilidade. Eles custam muito pouco, e podem ser conseguidos de graça dependendo do lugar onde procurarem.
  • Veja Ideias de móveis com pallets super estilosos!

 

Saúde e Prevenção no Lar

  • Há diferentes tipos de traça e nenhum deles é agradável, elas devoram papel, tecidos e até grãos! Mas como acabar com as traças? Nem pense em apelar para a naftalina, existem formas mais naturais de combater a traça, veja algumas aqui!

 

Aconchego e decoração no Lar

“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.” (Henfil)

Flores

# Desejamos que você coloque ao menos alguma dessas ideias em prática, ou que eles sirvam de inspiração para que você crie novos jeitos de rearranjar seu lar e deixando cada vez mais natural!

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, cursa faculdade de filosofia, autodidata das terapias alternativas e mecânica quântica. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.

 

Imagem: The Huffigton Post (Reprodução)

Este post foi publicado em por