Dicas para reduzir o lixo em casa!

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

É muito importante encontrar formas inteligentes e práticas que permitam ter uma casa mais ecológica. Isto implica adotar medidas simples e prestar atenção em algo que costumamos ignorar: o nosso lixo! Veja aqui dicas para reduzir o lixo doméstico, incluindo o que fazer com o lixo orgânico, reciclagem e reutilização. Veja que pode ser fácil adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável!

Consumo consciente

Se a gente só consome o que realmente precisa, naturalmente acaba diminuindo a nossa produção pessoal de lixo. Antes de comprar, pare e reflita: preciso mesmo disso? Além de ajudar a sua poupança a engordar, esta atitude ainda transformará a sua casa num lugar muito mais agradável. Nos supermercados, dê preferência a produtos que envolvam uma quantidade menor de embalagem, compre refis em lugar de artigos inteiros e opte por envases de vidro e lata no lugar de plástico. O vidro e a lata são mais fáceis para a reutilização e reciclagem.

O que fazer para reduzir o lixo orgânico?

As sobras de alimentos e restos de comida vão diretinho pra lixeira? Que tal apostar na compostagem? Existem várias composteiras no mercado que permitem transformar lixo orgânico em adubo de primeira qualidade. Tudo de forma prática e sem cheiro. No final do artigo colocamos um link para que você conheça mais sobre a compostagem e como ela pode ajudar a sua casa. Já o óleo de cozinha, o ideal é recolhê-lo separadamente e encaminhar para várias organizações que o reaproveitam na produção de outros produtos.

Reciclagem do lixo

Separe o lixo em orgânico e inorgânico. Ao ter um composteiro, você perceberá que o seu volume de lixo orgânico irá diminuir drasticamente. Já o lixo reciclável, procure separar por material: plástico, papel, vidro e lata. Caso não exista coleta seletiva na sua cidade, há vários centros e cooperativas de reciclagem de lixo que recebem este tipo de material, procure se informar na sua vizinhança. Para lavar a louça, substitua a bucha amarela por buchas vegetais ou lãs de aço. Assim é mais fácil reduzir o lixo residencial e ganhar mais qualidade de vida!

E no banheiro, hein? O que fazer com o lixo?

Cosméticos naturais no lugar de industrializados são a melhor opção. Substitua o máximo possível, faz bem a sua saúde e a do planeta. O que houver de embalagem procure separar como falamos no tópico anterior. Na lixeira ao invés de colocar saquinho plástico, faça um lixinho com jornal. Basta dobrar como chapéu de soldado (lembra das brincadeiras de criança?). Já absorvente e fralda, infelizmente ainda não há como reciclá-los, pelo menos, não no Brasil.

Como descartar o lixo

Depois que os saquinhos feitos com jornal estiverem cheios (cozinha e banheiro), transfira-os para uma sacola de lixo feita como material biodegradável, é fácil de comprá-las nos supermercados!

Aqui seguem outros artigos curtinhos que podem ajudar:

Com a compostagem, transforme lixo em adubo!

Veja dicas para economizar água em casa!

Você tem um comportamento sustentável?

Você separa o seu lixo pensando na reutilização e na reciclagem? Dê a sua dica!

Este post foi publicado em por