Dicas para evitar vasinhos e varizes

Sua Beleza Mais Natural ->
Eu Quero

Toda mulher quer ter pernas bonitas – se possível torneadas -, e de preferência sem vasinhos e varizes. Vamos ver quais são as dicas como evitar e melhorar esse problema!

Causas dos vasinhos e varizes

Vasinhos. Fonte: Google

O problema atinge principalmente as mulheres, que novidade! Os fatores que favorecem o aparecimento estão relacionados a predisposição genética, alterações hormonais (inclusive gravidez), sedentarismo, excesso de peso (gordura localizada), anticoncepcional, cigarro, álcool e má alimentação.

Ficar muito tempo em pé ou sentada, usar salto alto todos os dias, fazer musculação pesada e aeróbico de alto impacto durante muito tempo, também podem aumentar os vasinhos e as varizes.

Ah, se você estiver voltando a malhar, dá uma olhada neste artigo: dicas para voltar a treinar depois de muito tempo parada!

Consequências que vão além da estética

Além do incômodo estético podemos sentir dores nas pernas, com uma sensação de peso, cansaço e inchaços.

De fato, os vasinhos e as varizes aparecem por causa de uma deficiência no sistema circulatório que merece a nossa atenção.

Varize. Fonte: Google
Varize. Fonte: Google

Procurar um médico vascular e fazer uma análise cuidadosa é uma ótima idéia. A cirurgia de varizes, tanto a tradicional como à laser, e a queima dos vasinhos, são medidas efetivas que podem ajudar contornar o problema que já está instalado.

Leia também o nosso artigo sobre ginkgo biloba para tratar varizes!

Nossas dicas para evitar vasinhos e varizes

Com exceção da predisposição genética e da variação hormonal, todos os outros fatores podem e devem ser trabalhados. Cortar o cigarro, tornar-se mais ativa, buscar uma alimentação saudável, ver qual a melhor opção de anticoncepcional com a sua ginecologista, são algumas medidas possíveis.

Outras dicas que podem ajudar a melhorar a circulação nas nossas pernas são:

  • Colocar as pernas para cima por alguns minutos todos os dias
  • Exercitar-se
  • Alongar a panturrilha (segundo coração do corpo) e os pés
  • Usar meias elásticas de compressão
  • Evitar ficar muito tempo parada ou em pé
  • Evitar o aumento de peso
  • Beber bastante água
  • Diminuir o consumo de sal
  • Buscar alimentos que melhoram a circulação, como os ricos em vitamina C, ômega 3, antioxidantes como a cebola e o alho, a castanha da índia, chá verde, etc.
  • Evitar produtos industrializados e gorduras saturadas; dar preferência aos integrais
  • Elevar um pouco os pés da cama de modo que as pernas fiquem ligeiramente mais altas na hora de dormir, também pode ajudar.

O seu médico também pode ajudá-la indicando os fitoterápicos mais eficazes.

Você pode também se interessar por:

Como cuidar bem do seu coração

Anti-inflamatório natural

Alimentos antioxidantes


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por