6 Dicas para dormir bem

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A falta de descanso e de dormir um sono restaurador cobram um preço alto à nossa saúde. Quando não dormimos o suficiente, acumulamos o que é chamado de “déficit de sono”, que não é nada bom, pelo contrário. Para vivermos bem, precisamos dormir bem.

O que acarreta o sono de má qualidade

O déficit de sono ou o sono de má qualidade têm sido ligados a inúmeros  problemas de saúde, tais como:

  • obesidade
  • pressão alta
  • problemas cardíacos
  • derrame
  • envelhecimento precoce

Além de tudo isso, quando dormimos mal, nós nos tornamos improdutivos e, ficamos à mercê de problemas relativos à segurança em casa, no trabalho e nas ruas.

Uma boa noite de sono restaura e rejuvenesce todo o nosso organismo, fortalece as nossas defesas naturais e, nos dá energia e disposição.

Como podemos melhorar isso? É o que veremos a seguir.

Dicas

1 / Ambiente adequado 

O ambiente onde dormimos é muito importante. A regra de ouro é que o lugar seja totalmente escuro, porque a melatonina, um dos hormônios que regula o sono, não “entra em ação”  se houver o mais ínfimo foco de luz.

2/ Desligue os aparelhos eletroeletrônicos

O eletromagnetismo é um dos maiores inimigos de um sono restaurador. Desliguem os computadores, roteadores, celulares e, todos os demais aparelhos eletroeletrônicos. Deixe o seu corpo e a sua mente descansarem sem interferências. Recomenda-se o desligamento de todos esses aparelhos duas horas antes de dormir.

3/ Celular

Sabe aquela última olhada no celular, que a gente gosta de fazer quando já está na cama? Evite!  A luz do seu celular pode prejudicar o ciclo natural do seu sono. E, isso é exatamente o que não queremos que aconteça.

4/ Cuidados com a alimentação

O quê nós comemos, quanto nós comemos e, a que horas nós comemos à noite faz toda a diferença na qualidade do nosso sono.

5/ Recomenda-se que paremos de comer 3 horas antes de irmos dormir, para que o processo digestivo não atrapalhe o nosso precioso sono.

6 / Outra coisa importante é que evitemos comer comidas pesadas, engorduradas e muito açucaradas.

Preparação

Faz muita diferença procurarmos relaxar antes de irmos para a cama. Crie um ritual de relaxamento, que pode ser mais ou menos assim:

  • tome um bom banho, se for de banheira melhor ainda;
  • coloque uma música relaxante para tocar;
  • pegue um bom livro para ler;

Florais & Óleos essenciais

Lance mão de florais e óleos essenciais, para lhe ajudar nessa empreitada, você não vai se arrepender.

Pingue algumas gotinhas dos óleos essenciais de lavanda e bergamota no seu travesseiro, ou massageie seus pés e suas mãos com eles. Você poderá também usar esses óleos em um difusor no seu quarto de dormir.

Encomende em uma farmácia especializada uma fórmula floral com as seguintes essências: white chestnut (do sistema Bach), cidreira (do sistema Saint Germain), chamomile e lavender (do sistema da Califórnia). Os florais não têm nenhuma contraindicação, nem tampouco interferem com nenhum tipo de medicamentos. Os florais são preparados terapêuticos que nos ajudam a equilibrar as nossas emoções.

Dormir bem melhora muito a nossa qualidade de vida e, é essencial para que funcionemos bem no nosso dia a dia. A hora de dormir é sagrada!  Invista em um sono de qualidade!

E, durma com os anjos…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…!

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by Maria-Fernanda Silva

MariaFernanda é terapeuta holística certificada, com formação em terapia floral, ervas medicinais, psicoaromaterapia e, metafísica da saúde. Ela também é editora-chefe do site Alternativas Saudáveis: https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

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