Dicas para dormir bem como um atleta

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O preparador físico Nuno Cobra, treinador físico de Ayrton Senna, desenvolveu um método próprio de treinamento, que ficou famoso pelo altíssimo nível alcançado pelos seus atletas, campeões em mais de 10 esportes. O treinador afirma categoricamente: “O sono é o item número um do meu método. É a coisa mais importante, o ponto de partida”. É durante o sono que o organismo absorverá e assimilará todo o esforço realizado durante o dia. Não dormir bem ou o suficiente, em qualidade e quantidade, desperdiçamos quase todo o trabalho físico e mental realizado durante o dia.

Tempo do sono

Cada um de nós tem uma necessidade específica de sono, mas para a maioria das pessoas, oito horas é o tempo ideal para um sono restaurador.

Nuno explica ainda que se a pessoa dormir seis horas poderá estar plena, se dormir cinco horas também. Mas é preciso não esquecer que está forçando o organismo a aguentar aquele dia, lançando mão de elementos estimulantes que são conduzidos pela  corrente circulatória para promover o  rendimento do corpo

O corpo tem uma resistência enorme e o organismo pode se adaptar, mas isso tem seu preço: o  o fato de entrarmos em débitos de sono constantes, não dormindo o suficiente para que o corpo se restaure, propicia o surgimento de doenças e muito mal-estar.  Resfriados constantes, dores de cabeça e no corpo, podem ser um sinal de um sono não restaurador.

O bom humor também é um indicativo da qualidade de sono. Pessoas mau humoradas costumam tem sono ineficiente.

Dicas para um sono de atleta: restaurador e de qualidade:

  • Não coma tarde da noite, principalmente coisas pesadas. Se dormir com o estômago cheio, o foco do organismo será a digestão, e a manutenção celular ficará deficiente, pois não terá tempo e energia suficiente para esse trabalho;

 

  • Sono profundo e sem interrupções: Não consuma líquidos em grande quantidade à noite.  Acordar no meio da noite para ir ao banheiro, irá paralisar todo o processo de criação, manutenção e restauração celular;

 

  • A hora que vai dormir é determinante para o perfeito desenrolar do trabalho de reparo da equipe interna. Se você demora muito pra dormir, o metabolismo baixa, e a equipe de reparo não tem energia suficiente para o trabalho, sobrecarregando o corpo ao invés de se recuperar. É o que acontece quando acordamos cansados mesmo dormindo ‘muito’. É comum, mas não é normal;

 

  • O sono permite a oportunidade de limpeza, imagine como fica cada órgão, o fígado por exemplo, depois de toda alimentação tóxica que ingerimos ao longo do dia, o pulmão com ar poluído… É preciso uma boa noite de sono para que cada órgão tenha seu reparo merecido.

 

Crie seu Ritual do sono:

  1. Estipule um horário para ir dormir, o ideal varia entre 9:30 e 10:30 da noite. Planeje seu dia de acordo com horário escolhido;
  2. Pare de se alimentar e beber água pelo menos 2 à 3 horas antes de ir deitar;
  3. 1 hora antes de deitar, apague as luzes da casa, e abuse da Aromaterapia (lavanda, capim-limão) e chás (camomila, maracujá, valeriana): se possível ascenda incenso, vá se harmonizando através de respirações profundas e ritmadas calmamente;
  4. Faça alongamentos para relaxar a musculatura;
  5. Tente deixar os problemas, e coisas que não pode resolver nesse horário para o dia seguinte, quando estiver com energia renovada para isso. Trabalhe sua mente para que possa atender ao chamado do sono quando ele vier;
  6. E bons sonhos! Ah, o sonho só acontece quando estamos no sono profundo. Que é o sono necessário e ideal para restauração perfeita do organismo. Por isso o sono deve ser bom em quantidade e qualidade.

Foto: fancycrime.com

Sobre o autor

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, autodidata das terapias alternativas, mecânica quântica e da magia do corpo humano. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.

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