Dicas para comer bem mesmo com pouco tempo!

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Sabemos o quanto uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a nossa saúde e boa forma, e sabemos também o quanto é difícil conciliar com a correria e o estresse do dia a dia. A consultora Gwendoline de Ganay nos dá algumas dicas práticas para conseguirmos fazer o malabarismo e ter sucesso nessa empreitada!

Café da manhã

Procure comer frutas na forma de saladas ou sucos (sem coar). As frutas fornecem energia, vitaminas e fibras para começar bem o seu dia.

Se o seu café se resume a uma passadinha rápida na padaria, tente resistir ao pão branco e dê preferência ao pão integral com uma fatia de queijo branco, alternar com tapioca ou um pãozinho de queijo também é possível.

Leve um lanche pequeno para o meio da manhã e para o meio da tarde. Isso vai manter seu metabolismo acelerado e evitar a fome de estivador na hora do almoço ou jantar. O lanche pode ser uma maçã, um mix de castanhas sem sal ou açúcar (ótima fonte de gordura boa) ou um iogurte desnatado, por exemplo.

Almoço

Para o almoço componha seu prato com uma porção generosa de salada crua, uma pequena de proteína como carne, peixe, tofu ou ovos (evite misturar fontes de proteína), uma ou duas porções de legumes como brócolis, tomates assados, cenouras, etc., e para finalizar uma porção de carboidrato como arroz, batata, mandioca cozida, etc. (também evite misturar as fontes de carboidrato).

No Brasil a dupla arroz com feijão é perfeita na combinação carboidrato e proteína vegetal, e, para melhorar, é só substituir pelo arroz integral!

Dicas importantes para comer bem

Evite, com todas as forças, frituras que fazem mal a saúde, deixam a digestão lenta e dão um sonão depois do almoço.

Procure mastigar bem os alimentos e comer devagar, descansando os talheres no prato. Estudos comprovam que, ao fazer isso, temos sensação de saciedade mais rápida, portanto comemos menos, além facilitar a digestão.

Na hora da sobremesa dê preferência às frutas ou uma pequena porção de chocolate meio amargo; uma gelatina também pode resolver a questão!

Jantar

No jantar prefira ingerir alimentos leves, para garantir uma noite de sono tranquila e reparadora. Em comparação com almoço, reduza a ingestão de carboidratos e coma mais saladas, legumes e uma pequena porção de proteína magra.

Se você chega tão cansada que a opção é um lanche rápido, vejam a receita da Gwendoline para um lanche gostoso: Sanduíche leve de peito de peru e tomate!

Outra sugestão é fazer, no final de semana, sopas gostosas e saudáveis e congelar em porções individuais. Isso pode facilitar muito a sua semana!

Foto: i.huffpost.com

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Gostaram das dicas e sugestões da Gwendoline? Qual a sua dica para equilibrar a correria com alimentação saudável?

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