Dica de alimentação natural para cães e gatos

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Se você ama o seu bichinho de estimação, seja ele um cachorrinho ou um gatinho, é bom que pense na alimentação dele com muito carinho. Nós, do Lar Natural, que também adoramos os nossos mascotes, vamos compartilhar com vocês a receita de uma comida caseira que é boa pra cachorro! E, para os gatinhos também!

Problemas das rações comerciais

Andi Brown, autora do livro The Whole Pet Diet, salvou a vida do seu gatinho e de muitos animais da vizinhança com essa comida. Andi percebeu a imediata diferença na saúde dos bichinhos e, resolveu pesquisar sobre o assunto.

Andi Brown. Foto: Google
Andi Brown. Foto: Google

Andi Brown descobriu que muitos dos problemas de saúde dos nossos animais são devido aos conservantes, corantes e preservativos químicos, além de outros ingredientes tóxicos, com os quais são feitas muitas das rações comerciais, mesmo quando rotuladas como “naturais”.

Muitos problemas de saúde, que os animais adquirem, incluindo doenças graves, segundo Andi Brown, podem melhorar da noite para o dia, se os animais passarem a comer uma comida feita em casa, sem aditivos químicos, como se fazia antigamente.

Receita de comida caseira para cachorro e gato

 Ingredientes

  • 1.5 Kg de galinha ou peru (com pele, ossos e tudo mais)
  • 1 xícara de ervilhas
  • 1 xícara de cenouras
  • ½ xícara de batata doce
  • ½ xícara de abobrinha
  • ½ xícara de abóbora
  • ½ xícara de vagem
  • ½ xícara de aipo
  • 1 colher de sopa de kelp *
  • 1 colher de sopa de alecrim seco
  • de 11 a 16 xícaras de água filtrada

* O kelp, nome que se dá às cinzas de algas de grande porte das quais se extrai o iodo, está na receita original da Andi. Como não tem kelp no Brasil, substitua por 1 colher de sopa da alga kombu.

Exemplo de alimentação natural para pets. Foto: Google
Exemplo de alimentação natural para pets. Foto: Google

Importante:

Apenas para cachorros: acrescente 1 xícara de cevada integral e 1 xícara mal cheia de aveia. Ajuste a quantidade de água para dar um total de 16 xícaras.

A Andi recomenda que não se acrescentem os grãos para os gatos.

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por duas horas. As cenouras devem estar macias. Retire do fogo, deixe esfriar e desosse a galinha. Use um processador de alimentos para fazer uma espécie de papa, trabalhando em pequenas porções de cada vez.

Foto: Google
Exemplo de alimentação natural para pets. Foto: Google

O purê deve ser mais grosso para cachorros e um pouco mais aguado para gatos. Refrigere o que vai precisar por três dias e, o resto ponha no congelador.

Porções

A quantidade vai variar em relação à idade, nível de atividade, estado de saúde e, peso entre outros fatores. Um gato adulto pode comer 1 xícara por dia. Quanto aos cachorros, segue uma tabelinha:

  • Se pesar até uns 4.5 quilos dê de 1 a 1 ½ xícaras
  • Se pesar de 5 a 9 quilos dê de 2 a 3 xícaras
  • Se pesar de 9.5 a 18 quilos dê 4 xícaras

Na verdade, é o seu animal que vai lhe dizer, da maneira dele, qual é a sua porção ideal. Fiquem atentas! Esses anjinhos só faltam falar! Não se esqueçam que, além de boa comida e exercícios diários, o seu mascote precisa de muito carinho!


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de casa, jardim e pet. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por