Detergente natural e caseiro para lavar louça

Limpeza Natural na Minha Casa ->
Eu Quero

Se existe um produto que é muito usado nas casas brasileiras, das mais diferentes classes sociais, este é o detergente para lavar louça. O problema é que a grande maioria não é biodegradável e acaba contaminando o meio ambiente. Por isso, separamos uma receita fácil de detergente natural e caseiro para lavar louça que você pode preparar e, assim, além de ter uma casa mais ecológica, economizar um bom dinheiro! Veja a receita!

Detergente para lavar louça industrializado

Muitos destes detergentes possuem substâncias nocivas ao meio ambiente que, quando caem em redes de esgoto pouco preparadas para um tratamento adequado dos resíduos domésticos e industriais, acabam contaminando a água e o solo. Uma boa solução adotada em muitas casas é o uso de sabão em barra. Outra opção é preparar o seu próprio detergente para lavar louça, como este da nossa receita.

Receita de detergente natural e caseiro para lavar louça

Ingredientes

  • 200 g de sabão de coco em barra
  • 3 colheres (40 g) de bicarbonato de sódio
  • 3 litros de água
  • 50 ml de álcool
  • 10 ml de óleo essencial de limão ou laranja (opcional)
  • Você vai precisar de uma panela bem grande, 1 ralador e recipiente para as embalagens dos detergentes

Modo de fazer

O primeiro a fazer é ralar o sabão de coco. Depois esquente a água na panela e adicione o sabão já ralado. Assim que o sabão dissolver, desligue o fogo, acrescente o bicarbonato, o álcool e o óleo essencial. Misture tudo muito bem durante uns cinco minutinhos, deixe repousar por 1 h. Aí é só distribuir o detergente nas embalagens. Como todo produto de limpeza, deixe fora do alcance das crianças!

O que você faz para deixar a sua casa mais ecológica? Compartilhe conosco as suas dicas!

Este post foi publicado em por