Dê um up na decoração: faça um jardim vertical!

Jardinagem Natural no Meu Lar ->
Quero Natureza

Vai chegando o fim de ano e a gente sente uma vontade imensa de dar uma cara nova à casa para celebrar o novo ano que vem. Mas, se você não quer investir muito nem passar pela tortura de uma obra, que tal mudar o visual da casa sem gastar quase nada? É só fazer um jardim! Hum… não tem espaço? Não se preocupe, este é um jardim vertical! Veja aqui nossas dicas e ideias de paisagismo que vão mudar o seu cantinho e trazer mais beleza e charme para o seu lar!

Paisagismo e jardinagem trazem vida à sua casa

Quem é apaixonado por plantas sabe que elas são capazes de mudar o visual de um ambiente, por mais humilde e simples que ele seja. Mas nem todo mundo tem espaço suficiente para ter um jardim e o que acaba predominando são pequenos vasos de flores e plantas ornamentais estrategicamente distribuídos pela casa. Mas com o jardim vertical você pode dar um passo além e imprimir muito mais personalidade e charme à sua decoração. Além disso, essas “paredes vivas” ajudam a diminuir os efeitos nocivos dos poluentes e a temperatura do ambiente. Para comprar a sua, clique aqui!

Tipos de jardim vertical

Existem vários tipo de jardim vertical. Eles podem ocupar uma parede inteira ou apenas uma parte – o limite para a sua estrutura e material, quem vai ditar será o seu bolso: blocos de concreto que podem preencher uma parede inteira ou fachada, garrafas pet, xícaras, madeira de demolição… A lista de materiais é imensa e fica a cargo da sua imaginação defini-la. O ideal é montá-lo na varanda, fachada, garagem, sala ou cozinha. Se o seu banheiro tem uma ótima ventilação, poderá comportar bem um jardim vertical.

fazer-jardim-vertical-cozinha
Foto: Google

O tipo de planta vai depender do material escolhido, em geral o ideal é optar pelas de raiz mais superficial. Na cozinha, por exemplo, uma boa pedida é fazer uma horta vertical!

Como montar  

Existem várias técnicas para os mais diferentes bolsos, mostraremos 2 bem econômicas: treliças de ferro e placas de fibra de coco ou madeira de demolição. É sempre importante cuidar para que a parede esteja bem impermeabilizada.

Treliças de ferro ou madeira

Fácil de encontrar, você pode comprar 1 placa ou mais de acordo com a área que pretende cobrir. A treliça de ferro deve ser chumbada à parede, já a de madeira pode ser aparafusada. Com a ajuda de ganchos prenda os vasos de plantas ou outros envases mais criativos, veja algumas ideias:

jardim-vertical-treliça-ferro
Foto: Google
jardim-vertical-treliça-madeira
Foto: Google

Placas de fibra de coco ou madeira de demolição

Pode ser usada também em espaços muito pequenos porque tanto a fibra de coco como a madeira de demolição podem ficar aparentes, ajudando a compor o visual. Com a parede impermeabilizada, basta aparafusar as placas. Veja algumas ideias:

jardim-vertical-fibra-de-coco
Foto: Google
jardim-vertical-madeira-demolição
Foto: Google

Lembre-se de tocar com os dedos a terra dos vasinhos para ver se estão com a umidade adequada – a terra não deve estar nem muito seca nem encharcada. Além disso, adube sempre! Dê uma olhadinha nesta matéria sobre compostagem para deixar a sua casa ainda mais ecológica com adubo caseiro.

Tem alguma sugestão de planta que se adapte bem em ambientes internos? Compartilhe conosco!

 


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

 

 

Este post foi publicado em por