Alumínio nos desodorantes: descubra os riscos!

Aromas essenciais para seu equilíbrio ->
Quero conhecer

Passar desodorante e antitranspirante tornou-se tão natural quanto escovar os dentes. No entanto, o uso de um desodorante com sais de alumínio ou triclosan pode ser nocivo para a saúde. Descubra alternativas naturais e orgânicas para controlar a transpiração sem nenhum risco.

Alumínio nos desodorantes, qual é o risco?

O doctor Kis McGrath da Universidade de Chicago (EU) afirma que os desodorantes com alumínio são perigosos e suscetíveis de provocar câncer de mama quando aplicados na pele depilada das mulheres. ¨A depilação facilita provavelmente a absorção do alumínio porque fragiliza a barreira que constitui a pele¨, afirma Kis McGrath.
Os sais de alumínio dos desodorantes obstruem os poros da pele e impedem a eliminação das toxinas pelas axilas. Portanto, as toxinas não eliminadas vão se acumulando nas glândulas localizadas abaixo das axilas, na região onde a maioria dos cânceres de mama aparecem.

Triclosan nos desodorantes, o que ele faz?

O triclosan é um agente antifúngico e antibacteriano que pode ser encontrado em sabão, creme, desodorante e anti-transpirante, por exemplo. O triclosan é um produto com cloro, ou seja muito eficiente em matar bactéria, mas também muito nocivo para o funcionamento do fígado do homem e da mulher.

Alternativas naturais e orgânicas aos desodorantes com alumínio e triclosan

No varejo: Algumas marcas oferecem desodorante naturais sem sais de alumínio como a BION VITTA e a WELEDA. O preço é mais elevado do que um desodorante tradicional, mas para quem quer cuidar bem da saúde, pode ser um investimento essencial.

Existem também alternativas mais naturais:

A pedra de alúmem: um antitranspirante 100% natural que pode durar até um ano! É preciso molhar a pedra antes e passar nas axilas durante 4 a 5 segundos. Custa 30 reais.
O bicarbonato de sódio: um tirador de odor muito natural. Pode passar o bicarbonato de sódio direitamente nas axilas ou diluí-lo na água antes da aplicação. Disponível nos supermercados comuns. Custo baixo e variável.
Os óleos essenciais: os óleos essenciais de alecrim, líquen, sálvia, capim-limão e tea tree tem um poder antibacteriana reconhecido. Misturados ao álcool, podem constituir um desodorante natural muito eficaz para neutralizar o odor.

Veja aqui duas receitas para fazer em casa, super eficazes e sem risco para sua saúde!:
Receita natural de desodorante com perfume delicioso
Receita natural de desodorante de lavanda

E você, quais são suas alternativas caseiras aos desodorantes com alumínio e triclosan? Compartilhe agora!

como-tirar-mancha-desodorante

Este post foi publicado em por