Crises alérgicas: o que fazer?

Bicicleta Infantil de Equilíbrio ->
Seu filho merece!

Você sofre com crises alérgicas? Não sabe mais como se livrar dessa rinite que não passa?

Existem vários tipos de alergias e muitos sintomas diferentes mas tem soluções simples! Achamos para você medidas que se deve tomar para prevenir as crises alérgicas.

Mas afinal, o que é uma alergia?

Alergia nada mais é do que uma resposta do sistema imunológico a uma ou mais substâncias estranhas ao organismo. Existem fatores que tem papel importante no desenvolvimento de alergias, como a herança genética e o contato com elementos causadores, como pólen, pelos de animais, ácaros, produtos de limpeza, fumaça e muitos outros.

Veja aqui quais são os tipos de alergia existentes

Alergia respiratória

É caracterizada pela coceira constante nos olhos, nariz e garganta. Os principais exemplos de alergia respiratória é rinite alérgica e asma. Estima-se que no Brasil 90% das alergias respiratórias são causadas por microrganismos que se desenvolvem em ambientes úmidos e escuros e ficam presentes em colchões, tapetes, almofadas, sofás e bonecos de pelúcia.

Alergia alimentar

Os alimentos também podem causar alergias e os sintomas principais são coceiras no corpo, urticária, vermelhão na pele e, em alguns casos, crises respiratórias. Alguns alimentos causam reações características e imediatas, como o camarão.

Alergia tópica

São as alergias na pele e são caracterizadas por quadros de inflamação, coceira e esfoliação da pele, mas também podem aparecer outros sintomas. Nem sempre é fácil descobrir o agente causador da crise e o ideal é que o alérgico use produtos específicos.E o que fazer para evitar uma crise alérgica?

soluções para aliviar sintomas de alergias

 

Como evitar crises alérgicas

Para evitar crises alérgicas algumas medidas podem ser tomadas. Vale lembrar que ao notar sintomas que podem indicar a presença de alergia é recomendado consultar um médico.

  • Mantenha sua casa sempre limpa e arejada: os principais causadores de alergias são os ácaros e para combatê-los é necessário manter os ambientes sempre limpos e iluminados. Não se esqueça de fazer faxina em cortinas, tapetes, ar condicionado e ventiladores.
  • Use pano úmido ao limpar a casa: é mais aconselhável do que utilizar vassoura, uma vez que ela levanta a poeira e isso pode causar alguma reação alérgica.
  • Evite acumular poeira: retire do quarto tudo que pode acumular poeira, como cortinas, bichos de pelúcia e tapetes.
  • Prepare bem a sua cama: troque a roupa de cama uma vez por semana e opte por edredons ao invés de cobertores, que podem soltar pelos. Use também capas antiácaros em seu colchão e travesseiro.
  • Cuidados com seu animal de estimação: se você é alérgico, evite que seu bichano durma no seu quarto ou em sua cama. Dê banhos regulares neles e mantenha o ambiente que ele mais utiliza sempre limpo.
  • Atenção com produtos químicos: alguns deles tem cheiros e perfumes muito intensos que podem causar alergia.
  • Como tratar a sua roupa: prefira as roupas de algodão e evite as de tecidos sintéticos. Ao lavar, evite usar amaciante e enxague bem as roupas para retirar por completo os produtos de limpeza.
  • Quanto aos alimentos: evite os alimentos que lhe causam alergia. Se não puder deixar de comprá-los, separe-os em uma área específica do armário e da geladeira para não correr o risco de consumi-lo por engano.


E você, o que já fez para prevenir as crises alérgicas?

 

Este post foi publicado em por