Creme hidratante ideal para cada tipo de pele

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Um bom hidratante facial tem que atender às necessidades da sua pele, por isso saber o tipo de pele é tão importante na hora da escolha.
Um erro nessa hora não só faz com que não se alcancem os resultados esperados, mas também pode trazer alguns indesejáveis.
Vamos ver qual é o creme hidratante ideal para cada tipo de pele. Vem comigo!

Creme hidratante é tudo igual?

Não, creme hidratante não é tudo igual. Eles combinam diferentes modos de ação: umectante – hidrata retendo água nas camadas superficiais da pele, hidratação ativa – hidrata profundamente a nível celular, e oclusão – forma uma barreira protetora que impede a perda de água e oleosidade natural da pele. O ideal é que um bom hidratante combine mais de 1 modo de ação.

Além da diferença dos tipos de hidratação, os cremes ainda se diferem nos componentes ativos da fórmula, que podem ser mais oleosos, densos, fluídos, gel, loções, sérum, etc., cada um com uma indicação de tipo de pele.

Creme hidratante ideal para cada tipo de pele

Pele seca

Em relação à hidratação, esse tipo de pele é o mais sensível. O creme hidratante ideal para pele seca é rico em antioxidantes como as vitaminas A, C e E, um pouco mais oleoso e concentrado. É importante, também, alinhar os produtos de limpeza, que devem ser leves e emolientes, que limpam hidratando e não retiram a camada de gordura natural da pele (barreira hidrolipídica), assim como o protetor solar e até a maquiagem (bases e pós) devem ter uma base mais oleosa.

Pele Oleosa

É uma pele com maior produção de gordura, com propensão à acne e um brilho natural. Ao contrário do que muita gente pensa, ela também necessita de hidratação. O creme hidratante ideal para pele oleosa é em gel ou loção oil-free. Alguns óleos vegetais podem ser interessantes pela ação oclusiva, criando a barreira de proteção sem aumentar a produção sebácea. A etapa da limpeza da pele oleosa é especialmente importante para controlar e retirar o excesso de oleosidade.

Deve-se usar produtos de limpeza específicos para esse tipo de pele e água fria para lavar o rosto (água quente estimula a oleosidade). O filtro solar também deve ser em gel.

Pele mista

A pele mista é a da famosa zona T: queixo, nariz e testa mais oleosos e bochechas mais ressecadas. O creme hidratante ideal para pele mista deve ser equilibrado, hidratando a área ressecada sem aumentar a oleosidade da zona T; a melhor indicação é hidratante em gel ou gel creme, sem óleo mineral e, se possível, com proteção solar.

Pele normal

É a pele com mais equilíbrio hídrico e sebáceo, mas também precisa ser hidratada. O hidratante ideal para pele normal é em loção com base aquosa ou sérum, que hidrata interferindo o mínimo possível no equilíbrio natural da pele, com a ação antioxidante das vitaminas A, C e E e fator de proteção. Taí, sua sortuda!

Cremes hidratantes – Lar Natural indica

Aqui no Carrinho Natural você encontra diversos produtos e cremes hidratantes para todos os tipos de pele, que buscam na natureza os mais valiosos princípios ativos e seguem rigorosos critérios de cuidado e respeito com a natureza e procedência das matérias primas, como os da Weleda, marca consagrada de cosméticos naturais que só usam produtos orgânicos e certificados.

Temos ainda a linha Sanddorn da Alva com os selos Ecosert, Vegan e Cruelty Free, que contam com fator de proteção solar e indicação de uso vegano, e a La Vertuan com ativos naturais, sem parabenos, sem teste em animais e com o compromisso de não agredir o meio ambiente, assim como a Bioart, que trabalha com produtos orgânicos e maquiagem mineral.

Colaboraram com o artigo:

– Dr. Roberto Quevedo, Medico Dermatologista da DermaCLINIC, um espaço multidisciplinar que visa o atendimento de excelência.

Telma Cortez, profissional da beleza com ênfase em estética facial e maquiagem em produção de vídeos e filmes publicitários. Acredito que a beleza é essencial e que é encontrada principalmente nas coisas simples da vida!!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Foto: The Huffington Post

Este post foi publicado em por