Cosméticos minerais para uma pele saudável

Aromas essenciais para seu equilíbrio ->
Quero conhecer

Já parou e se perguntou por que os produtos orgânicos estão em alta? Faz diferença usar um produto natural ou químico na pele? Você sabia da existência dos cosméticos orgânicos a base de minerais e seus diversos benefícios para uma pele saudávelPois bem! Um fator pertinente do aumento na busca por produtos orgânicos é que são naturais, sem modificação química produzida pelo homem. Isso é importante, pois, nosso organismo assimila aquilo que reconhece como natural, e tenta eliminar o que não reconhece como toxina.

Com a pele não é diferente, e faz diferença se você faz uso de cosmético orgânico, à base de minerais.

 A pele “come” o que colocamos sobre ela, absorve e metaboliza. Por isso é importante ter atenção na composição dos cosméticos que usamos. Os cosméticos à base de minerais, literalmente alimentam sua pele. O tecido cutâneo necessita de nutrientes, que são absorvidos na alimentação e diretamente através da pele se você faz uso dos cosméticos minerais.

De onde vem e quais são esses minerais?

  • Da Argila, que é formada a partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente, que, ao longo dos séculos, acumula minerais, como: ferro, silício, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros.

Propriedades da Argila:

  • No geral são ativadoras da microcirculação periférica, antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, purificantes, refrescantes, regeneradoras, bactericidas, remineralizantes etc. Leia um artigo sobre as propriedades das cores de cada argila aqui.

Benefícios dos minerais encontrados na Argila:

    • Silício: conhecido como “o mineral da beleza”. É responsável por dentes, ossos e pele macia. É atribuída ao Silício a longevidade. Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. O silício está presente em todas as células. Sua concentração diminui com a idade, trazendo como consequência linhas de expressão e rugas.
    • Cobre: Participa do metabolismo para a formação da melanina. No organismo, auxilia na absorção do ferro. Neutraliza os radicais livres, mantém os sistemas de defesa da pele e atua na formação de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele.
    • Ferro:  É importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele as carências de ferro manifestam-se por uma pele fina, seca e sem elasticidade.
    • Manganês: Traços desse elemento ajudam na formação do tecido conjuntivo, do qual fazem parte as fibras colágenas e elásticas. É um dos constituintes do fator de hidratação natural.
    • Silicato de Alumínio Hidratado: Atua como cicatrizante, adstringente, clareia e melhora a tonicidade da pele.
    • Enxofre: Na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele. Tem efeito antisséptico.
    • Iodo: Tem um papel fundamental no combate à Celulite. o iodo fornece energia à Tireóide.
    • Molibdênio: Poderoso antioxidante e devorador de radicais livres. O molibdênio age como desintoxicante de substâncias potencialmente perigosas com as quais entramos em contato quase todos os dias.
    • Magnésio: Participa da construção óssea e do metabolismo dos carboidratos. É co-fator de várias enzimas e está ligado às reações biológicas da derme. Combate a fadiga e o estresse.

 

Se você esperava por um segredo milagroso para uma pele saudável, aí está, na natureza, nutrindo com aquilo que sua pele realmente necessita!

Não se esqueça de beber a quantidade ideal de água por dia e de se alimentar com qualidade priorizando a boa Digestão.

Foto: lady.day (Reprodução)

Sobre o autor

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, autodidata das terapias alternativas, mecânica quântica e da magia do corpo humano. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.

Este post foi publicado em por