Conheça as frutas da primavera e seus benefícios!

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Acabou o friozinho do inverno, o clima está mudando e nossa alimentação também. Escolher comer as frutas da estação é essencial para preservar o meio ambiente e nossa saúde. Descubra aqui as principais frutas da primavera e seus benefícios para o corpo.

Pé de abacaxi. Fonte: Pinterest
Pé de abacaxi. Fonte: Pinterest

ABACAXI

O abacaxi é uma fruta que gosta do calor para se desenvolver e por isso é típica de países tropicais e subtropicais. Rico em sais minerais e vitaminas A, C e B1, uma fatia de 100 gramas da fruta tem apenas 52 calorias. Para quem não sabe, o abacaxi é aliado de toda dieta: por ser rico em água e fibras, auxilia na digestão e faz o intestino funcionar melhor.

Na culinária, é utilizado para compor diversos pratos, sejam eles doces ou salgados, como mousses, bolos, sorvetes, cremes, saladas, sucos e para acompanhar carnes. Até sua casca pode ser usada em sucos e doces e tem ação eficaz no combate as inflamações.

Vários tipos de maça. Fonte: Pinterest
Vários tipos de maça. Fonte: Pinterest

MAÇÃ

A maçã, bastante conhecida pelos brasileiros, também é uma grande aliada da saúde. Encontrada por aqui em diversas variedades, como Fuji, Gala, Red, Verde e Melrose, é rica em fibras e tem propriedades adstringentes que são ótimas para garganta e cordas vocais. Uma porção de 100 gramas da fruta possui 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.

Além de ser fonte de vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo, é rica em pectina, uma espécie de fibra solúvel que bloqueia a absorção do colesterol e ajuda o corpo a usá-lo ao invés de armazená-lo. A pectina também reduz a absorção de açúcar e colabora com uma digestão mais lenta, ajudando na sensação de saciedade.

Alguns estudos apontam que a maçã combate o câncer, diminui o risco de diabetes e melhora a função cerebral.  Com todos esses benefícios fica ainda mais gostoso consumi-la!

Pé de caju. Fonte: Pinterest
Pé de caju. Fonte: Pinterest

CAJU

O caju, que tem seu cultivo principalmente na região nordeste, também é uma das frutas da estação. A primeira curiosidade sobre ele é que o caju que consideramos o fruto (aquela parte carnosa e amarela ou rosada) é na realidade um pseudofruto. A fruta mesmo é a castanha.

Esse fruto brasileiro é rico em vitamina C e ferro e é excelente na proteção das células do sistema imunológico. Assim como a maçã também é rico em fibras e auxilia na movimentação intestinal. Ao natural, ajuda a combater reumatismos e eczemas da pele, sua casca pode ser usada no tratamento de aftas e infecções de garganta, e seu óleo é considerado um potente antisséptico.

Do caju saem deliciosos doces e sucos e sua castanha torrada é um delicioso petisco. Aproveite essa época para consumir caju!

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

BANANA

Nanica, prata, banana da terra e banana maçã: são muitas as variedades dessa fruta. Rica em fibras, potássio e vitaminas A, C e B6 é composta por 70% de água. O potássio, importante mineral que auxilia no bom funcionamento dos músculos, ajuda a evitar as câimbras e a vitamina B6 auxilia na formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. Além disso, contém triptofano, nutriente presente na produção de serotonina, principal substância responsável pelo humor.

Presente nas mais diversas receitas, a banana é versátil e pode ser consumida ao natural, fritas, cozidas ou assadas.

E você, sabia de todos os benefícios dessas frutas? Conte pra gente suas experiências e receitinhas que conhece usando essas frutas!

 


 

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