Condicionador caseiro com vinagre de maçã

Meus Cabelos Sempre Naturais ->
Comprar Produtos Naturais

Eu não sou a Bela Gil, mas você pode substituir o condicionador por uma infusão de vinagre de maçã com ervas. Escolha a mais adequada para o seu tipo de cabelo e escureça, clareie, aumente o volume, elimine a caspa, impulsione o crescimento das madeixas e outros tratamentos capilares naturalmente. Veja como fazer o seu condicionador caseiro com vinagre de maçã !

Condicionador caseiro com vinagre de maçã
Foto: Ôh, She!

Quem não sofre ou nunca sofreu com algum transtorno capilar que atire a primeira pedra.  Caspa, fios ouriçados, oleosidade excessiva, muito ressecado… além das condições climáticas, um dos principais (senão o principal) fatores responsáveis pela desordem do nosso couro cabeludo são os produtos que passamos nele, shampoo, condicionador, etc.

Isso porque uma grande parte deles ou possui substâncias químicas que desregulam a produção sebácea natural do couro cabeludo e/ou porque o PH desses produtos é alcalino, muito acima do PH capilar (que varia entre 3,5 e 5,5, sendo ácido, portanto).

Foto: Lar Natural
Foto: Lar Natural

O vinagre de maçã é um excelente tônico natural que ajuda a restaurar o PH do nosso cabelo.  Depois que descobri suas propriedades nunca mais usei condicionador.  E o efeito é imediato. Fios mais alinhados e brilhantes.

O Vinagre de maçã também ajuda a combater praticamente todo o tipo de problema capilar que você imaginar, oleosidade, caspa, dermatite seborreica, etc.

Mas não vou ficar com cheiro de molho de salada?

Só enquanto estiver molhado. À medida que os fios secam o cheiro vai se dissipando. E pra ser sincera eu nem sinto mais o odor do vinagre nos meus cabelos.

Infusão com ervas

Junte algumas ervas secas ou frescas (sugestão abaixo) e coloque-as num recipiente,  adicione o vinagre e tampe. (A tampa precisa ser de plástico, já que o vinagre danifica alumínio). Deixe descansar por uma semana num local escuro, depois coe e guarde a infusão na geladeira. Não se esqueça de etiquetá-la.

Modo de usar

Isso vai depender de cada tipo de cabelo, para o meu que é oleoso eu diluo uma parte da infusão de vinagre com alecrim em cinco partes de água.  Você pode ir ajustando aos poucos essa quantia e ver o que mais se ajusta as suas necessidades. Eu costumo aplicar a mistura no último enxágue e deixo secar naturalmente. Algumas pessoas preferem enxaguar novamente com água fria. (Eu não aconselho isso, pois a água tem PH alcalino, o que invalidaria o efeito da infusão).

Foto: Google
Foto: Google

Sugestões de ervas para infusão

Sálvia – Ajuda a escurecer cabelos grisalhos

Alecrim fresco – Proporciona brilho ao cabelo escuro e ajuda no combate à caspa

Flor-de- Chagas – Estimula o crescimento dos fios

Flor de camomila – Ajuda a clarear os cabelos loiros

Flor seca de hibisco  – Proporciona mais cor aos cabelos ruivos

Lavanda  – Antisséptico e ajuda no controle da oleosidade

Leia também:

3 alternativas naturais ao demaquillante
Benefícios da lavanda para o corpo e a mente

Esse é um artigo da Gabriela Allegrini, uma jornalista baiana que acabou se apaixonando pela cosmética natural e design gráfico. Ela registra suas descobertas no blog www.ohshe.com.br


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de bem estar nos comentários. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Este post foi publicado em por