Você tem um comportamento sustentável?

Bicicleta Infantil de Equilíbrio ->
Seu filho merece!

Todo mundo concorda que o planeta está dando sinais de exaustão, que o homem explorou de forma inescrupulosa as riquezas naturais como se estes recursos fossem inesgotáveis, e que ainda o faz. A questão é que a responsabilidade é do Governo, das indústrias, da sociedade como um todo, mas também de cada um de nós. Propomos uma reflexão sobre sustentabilidade que começa com a pergunta: Você tem um comportamento sustentável? Vamos pensar juntas nessa resposta!

Pegada ecológica, o que é isso?

Pegada ecológica é um cálculo que se faz para medir a interferência que fazemos no meio ambiente. É o rastro que cada um de nós deixa na natureza, e o ideal é que este rastro ou pegada seja o mais suave possível.  Como podemos melhorar isso?

Desenvolvendo um comportamento sustentável, conscientizando-nos da nossa responsabilidade e capacidade, não só de viver de uma forma mais sustentável, mas também, de ser um agente multiplicador, na condição de formadores de opinião que todos somos, seja simplesmente fazendo a nossa parte, seja educando uma criança, ou mesmo conversando com amigos, mas para isso precisamos rever nosso jeito de viver.

Consumo consciente

Vamos adotar critérios mais conscientes, reduzindo o consumo, comprando só o necessário e, quando o fizermos, levarmos em consideração a origem (se o produtor tem uma política de preservação do meio ambiente), a embalagem (se ela é reciclável, reutilizável ou altamente poluente), darmos preferência por produtos regionais (quanto mais perto de você o produto vier, menor o impacto ecológico).  Comprar produtos e serviços é um ato político e temos aí mais força do que imaginamos.

Sustentabilidade ambiental e a nossa casa

Podemos adotar medidas simples, como recusar embalagens desnecessárias ou metalizadas, utilizar as sacolas retornáveis em nossas compras de mercado, fazer a separação para a coleta seletiva do lixo, diminuir o desperdício fazendo o aproveitamento integral dos alimentos.

Podemos, ainda, reduzir o tempo do banho, apagar as luzes quando sair do ambiente, economizar e reutilizar água (evitar usar mangueira), promover a reciclagem e a reutilização dos vidros e plásticos, desligar os aparelhos da tomada apagando as luzes de stand by dos aparelhos, tirar o carregador da tomada quando não estiver usando e programar um dia da semana para passar roupa. Estas são algumas medidas para melhorar nossa pegada ecológica.

No trabalho

No trabalho podemos ter um copo ou garrafinha, para evitar o uso dos copos descartáveis, programar o desligamento automático do monitor do computador, assim como deixar o descanso de tela de cor escura (gasta menos energia que a cor clara). Imprimir no modo rascunho só o que for necessário e usar os dois lados da folha.

Fazer um programa de revezamento de carona com os colegas de trabalho pode ser uma ótima ideia. Assim como um bazar de troca poder ser uma forma divertida, ecológica e econômica de reaproveitamento.

Mudar nosso olhar, ver o lixo não como algo sujo e inútil, e sim, cheio de oportunidades. Afinal, nossa responsabilidade não termina quando jogamos as coisas FORA, moramos no planeta terra… Não existe o FORA!!

E a sua pegada qual é? Gostou das nossas dicas? São aplicáveis na sua vida? Conte para gente!

Este post foi publicado em por