Como usar borra de café como fertilizante

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

A borra de café tem tantas utilidades que, às vezes, é difícil imaginar que muita gente simplesmente a joga no lixo. Tem quem acredite que é possível ler o futuro na borra de café – isso não podemos dizer se é verdade ou não. Mas uma certeza há: a borra de café vai da cosmética ao jardim com muita eficiência.

Veja aqui como usar borra de café como fertilizante.

Borra de café: uma excelente forma de adubar

A borra de café preserva importantes nutrientes, por isso pode ser usada como um excelente fertilizante. Há duas formas muito conhecidas de usá-la, veja cada uma delas aqui para nutrir e embelezar o seu jardim e vasos de plantas.

Fonte: Google
Fonte: Google

Compostagem

O primeiro passo é misturar a borra de café a restos de folhas, grama, galhos de plantas e cascas de frutas, vegetais e ovos, tudo triturado. Coloque esta mescla espalhada em um recipiente aberto e deixe secar ao sol. Depois, o processo será mais demorado, 60 dias! Mas vai valer a pena! É hora de deixar esta mistura fermentar.

Fonte: Google
Fonte: Google

caixas para compostagem que são comercializadas em vários sites e que cumprem perfeitamente a função de conter esta mistura enquanto ela fermenta. Você deverá abrir o “composteiro” e mexer a mistura constantemente até que ela vire uma massa homogênea. Aí será hora de adubar as suas plantas com esta mistura natural e de custo zero!

Composteira doméstica à venda na Lojinha Natural
Composteira doméstica à venda na Lojinha Natural

Misturada quase diretamente à terra

Outra maneira de usar a borra de café, sem precisar realizar o processo de compostagem, é misturar uma parte de borra para 10 partes de terra.

Fonte: Google
Fonte: Google

Mas evite guardar a borra de café. O ideal é já encaminhá-la para a compostagem ou para a mistura na terra, porque ela pode mofar muito rapidamente.


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por