Como perder o medo de avião?

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Seu filho merece!

As férias estão aí (para muitos), e muita gente vai pegar avião para chegar ao lugar desejado… E, para alguns de vocês, antes do paraíso das férias, a viagem torna-se uma preocupação por causa do medo de avião. Só pensar estar no ar,  em um lugar fechado, você já se sente apreensivo…Venha comigo para ver como, com a Sofrologia, você pode tornar a viagem um momento agradável !

Vamos ver 3 exercícios de sofrologia (2 de relaxamento dinámica e 1 de visualização positiva) para se relaxar e passar um momento tranquilo no avião. Estes exercicíos devem ser praticados sentados como numa cadeira do avião e os olhos fechados se quiserem. Devem ser feitos algums dias antes da viagem, no dia da viagem ou mesmo durante o vôo se necessitar.  

A primeira coisa a fazer é aceitar o seu medo, tomar conta desse medo e deixá-lo se expressar no seu corpo. Depois disso, você deve se perguntar “onde se localiza este medo no meu corpo?”. Está localizado na minha barriga (a famosa expressão “ter uma pontada no estômago)? Na minha garganta e me dificulta respirar? Nos trapézios e costas com a sensação de ter tensões e dores nesta parte do corpo? Nas minhas pernas com uma vontade forte de andar sempre para liberar o estresse? Quando tiver identificado o lugar de expressão deste medo, vamos com a sofrologia fazê-lo sair.

Exercício 1: jogar o medo para longe de você (fazer 3 vezes em seguida)

  • Ponha as suas mãos no lugar identificado do seu medo;
  • Inspire profundamente com o nariz;
  • Prenda respiração;
  • Atire as mãos para longe de você como se quisesse jogar o seu medo, deixa-lo sair de você.

Já jogou seu medo para longe de você? Vamos continuar descontraindo a parte de cima do corpo para eliminar as tensões musculares.

Exercício 2:  descontrair os trapézios e costas (fazer 3 vezes seguidas)

  • Inspire fundo fechando os punhos imaginando pôr em cada punho uma mala pesada cheia de medo;
  • Prenda a respiração;
  • Contraia e descontraia os ombros;
  • Quando necessitar respirar ou o quiser, expire fundo pela boca relaxando os ombros e abrindo as mãos imaginando jogar as malas cheias de medo do avião.

Agora, vamos ocupar a sua mente para que ela deixe de focalizar o medo

Exercício 3: visualizar coisas positivas (1 vez)

  • Bem instalado na cadeira, feche os olhos;
  • Imagine agora que acaba de chegar no lugar desejado e de sair do avião;
  • Olhe o lugar, o céu, as pessoas que sorrindo, talvez os amigos ou família que estão esperando por você;
  • Escute os ruídos, as conversas dos companheiros da viagem, os pássaros;
  • Sinta os cheiros, talvez o cheiro do aeroporto, o perfume da sua vizinha ou de um óleo essencial calmante, de lavanda ou gerânio;
  • Toque a sua mala na sua mão e sinta o chão onde você está andando;
  • Sinta o orgulho de ter chegado, de ter conseguido pegar o avião e dominar o seu medo;
  • Deixe este sentimento invadir o seu corpo e sente-se orgulhoso de você mesmo.

Você está agora pronto para pegar o avião sem medo! Experimente e compartilhe connosco as suas sensações.

Sobre a Autora
Sou Stéphanie Pujalte, sofróloga, francesa. Apaixonada pela Sofrologia e os poderes incríveis de nossa mente. Vivo no Rio desde alguns meses e gostaria divulgar a prática da Sofrologia entre os Cariocas.  Para obter mais informações ou me contatar www.sofrologiadobrasil.com.br. Até logo.

Foto: Maridav / Shutterstock

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