Como fazer seu extrato de baunilha natural

Complementos que me dão Saúde ->
Eu preciso

A baunilha é muito utilizada para dar sabor e aroma em alimentos como sorvete, chocolate, bolos, doces, bebidas, etc., além de aromatizar produtos como tabaco, remédios, perfumes e produtos de higiene pessoal. Que ela tem sabor e aroma únicos, inconfundíveis e deliciosos, não é novidade para ninguém. O que muitos não sabem é que essa especiaria também rende  benefícios para a nossa saúde. O Lar Natural conta tudo para vocês!

Baunilha e sua origem

É uma especiaria retirada de orquídeas do gênero vanilla, que é nativa do México. Essa é a única espécie de orquídea que tem outra importância comercial que não a ornamental. Hoje ela é produzida em vários países, inclusive no Brasil. Depois do açafrão, a baunilha é a especiaria mais cara do mundo, seu cultivo e manejo são delicadíssimos, e a polinização muitas vezes é feita à mão.

O que que a baunilha tem e suas propriedades

A baunilha é rica em vanilina natural, poderoso antioxidante e antimicrobiano. Tanto que a indústria alimentícia usa para aumentar a conservação dos alimentos. Seu efeito antioxidante ajuda no bom funcionamento do organismo, combatendo os radicais livres e agindo na prevenção de várias doenças.

Tem ação antiespasmódica e antisséptica. Auxilia o processo digestivo, é estimulante, afrodisíaco, relaxante e um ótimo tônico geral.

Formas de consumo

A baunilha pode ser consumida na forma de extrato natural adicionado aos alimentos, chás e óleo essencial (aromaterapia). A essência de baunilha vendida nos mercados é resultado de um processo sintético, portanto não tem as propriedades do extrato ou tintura natural de baunilha.

Cuidado com o consumo

A baunilha é para ser consumida em pequeninas quantidades (máximo 2 g por dia). O óleo essencial puro também deve ser usado com parcimônia. Em excesso, a baunilha pode ser neurotóxica, causar dermatite de contato e provocar náuseas.

Como fazer seu extrato de baunilha natural

Para cada 200 ml de álcool de cereais ou vodka, usa-se 2 favas de baunilha. Corte as favas ao meio e coloque dentro do vidrinho com o álcool de cereais. Agite algumas vezes e deixe descansar longe da luz por 2 meses, sacudindo 2x por semana até completar os 2 meses.

Use de preferência um vidro escuro, lembre-se de esterilizá-lo com água quente antes do preparo. Pede um pouco de paciência, mas rende um delicioso e inigualável extrato de baunilha. Seus quitutes nunca mais serão os mesmos!

Gostou dos benefícios da baunilha e da nossa receita caseira?  Como você consome a baunilha? Compartilhe com a gente!

Este post foi publicado em por