Como escovar os dentes do seu cachorro

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Quem ama cachorro e é cachorreiro de verdade sabe o quanto pode ser preocupante e grave um cachorro com problemas bucais como tártaro, cáries e dentes quebrados. O melhor é sempre prevenir e para isto nada mais adequado do que a escovação correta!

O ideal é acostumar o cachorro desde filhote à escovação, mas se este não é o caso do seu amiguinho, saiba que não é impossível começar agora. Veja aqui dicas de como escovar os dentes do seu cachorro.

Preparação para escovar o dente do seu cachorro

  • O animal precisa estar calmo e relaxado. Escolha um local onde o seu cão fique confortável e nunca assuma uma postura nem atitude ameaçadoras. Você pode se ajoelhar ou ficar sentado na frente ou ao lado dele.
  •  Aproxime-se, faça um carinho e depois comece a massagear a boca dele, usando apenas o dedo. Massageie a gengiva como se estivesse escovando, mas nunca use a força. Se o animal estiver irritado ou muito ansioso, pare! Volte a tentar mais tarde ou em outra ocasião.
  •  Com o passar do tempo, o animal começa a permitir mais esta manipulação, só quando isto ocorrer introduza a escova e o creme dental. Assim, você criará uma boa aproximação e poderá construir uma rotina que seja agradável para o animal e para você, sem estresse. Alguns veterinários indicam a escovação diária, já outros recomendam que numa boca saudável seja feita 3 x por semana.

Escova de dente e creme dental veterinários

Não use uma escova de dentes nem creme dental para humanos. Esta recomendação deve ser seguida, pois as pastas de dente de uso humano podem intoxicar gravemente o seu cãozinho. Existem produtos veterinários adequados como vários tipos de creme dental com aromas e sabores interessantes para o animal, algumas lembram o sabor de frango, por exemplo. Além disso, há escovas de diferentes modelos, algumas que são encaixadas no dedo e podem facilitar a escovação.

Apresente o creme dental

Depois que já tiver conseguido instaurar a rotina de massagear as gengivas do seu animalzinho, apresente a ele o creme dental veterinário! Basta colocar um pouquinho no dedo para ver a reação dele. Se ele não quiser lamber a pasta, tente um novo sabor até encontrar um que pareça uma espécie de guloseima para o seu amiguinho. Então, comece a fazer a massagem na gengiva e nos dentes, usando o dedo e a pasta de dente para cachorro.

Hora da escova de dente

Depois que já estiver conseguindo massagear com o dedo e o creme dental, será hora de apresentar a escova de dente. Escolha um modelo que consiga manipular com mais facilidade, então levante o lábio superior e coloque a escova num ângulo de 45 graus, de maneira que toque a linha superior da gengiva, faça movimentos circulares, tentando alcançar o maior número de dentes possível, mas tudo com delicadeza! Se ocorrer um pequeno (realmente pequeno) sangramento, fique calmo. No entanto, se for um sangramento maior ou contínuo (mesmo que pequeno), pare e peça orientação ao veterinário.

Faça festinha!

Depois de terminar a escovação, faça uma festinha para o seu cachorro, acaricie o seu pelo, brinque um pouco com ele, ou seja: recompense o animal!

Não force

Se você tem um animal adulto que nunca escovou os dentes, tente seguir este passo a passo, mas nunca force o animal. Caso não consiga escovar, leve ao veterinário para que ele possa fazer uma avaliação da saúde bucal do seu cãozinho.

Forçar pode machucar a gengiva e até o dente do animal causando um problema muito maior. Outra coisa importante, se o seu animal toma banho em um petshop, uma opção é levar o kit de escova de dente e creme dental e pedir que o banhador escove. Mas atenção: o ideal é que seja um local de confiança e que, de preferência, você possa assistir ao banho. Muitos destes locais permitem que o dono acompanhe tudo por uma parede de vidro. Estes cuidados podem parecer exagerados, mas diante da imensidade de denúncias e casos de violência contra o animal, todo cuidado é pouco.

Fontes: tudosobrecachorros.com.br, Dicas veterinárias no Youtube.

Aqui no Lar Natural há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de cuidados para os animais. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por