Como eliminar os cupins naturalmente

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

Quem tem madeira em casa e do nada começa a perceber montinhos de “pó” nos rodapés, logo abaixo de algum móvel ou mesmo no piso, deve ficar alerta: isto pode ser sinal da presença do temido cupim!

Combater cupins pode ser mais trabalhoso do que você imagina, sendo às vezes inevitável recorrer a empresas especializadas em exterminar esse tipo de praga.

Mas antes de ligar para uma dessas empresas, tente uma receita caseira e natural. Veja aqui como eliminar os cupins naturalmente.

Os cupins podem trazer prejuízos imensos

Há casos de infestação de cupim que comprometem até a estrutura de uma edificação! Por isto o melhor é prevenir: na hora de escolher a madeira que será usada na sua casa, tanto na mobília, como no telhado, piso e forro, consulte profissionais especializados que possam indicar os tipos que não são “do interesse” desses bichinhos desagradáveis! Veja como combater os cupins naturalmente.

Como eliminar os cupins com borato de sódio

Quando os cupins ingerem o borato de sódio perdem a capacidade de digerir os alimentos e acabam morrendo. O borato de sódio pode ser comprado em farmácias em sachês com o produto em pó.

Como fazer

Em um recipiente com tampa, o qual você possa deixar bem fechado, coloque 4 litros de água e 450 g de borato de sódio. Borrife esta mistura na área afetada.

Tenha cuidado para que os animais de estimação não lambam o produto, portanto mantenha-os afastados durante o período de uso desta mistura! Deve ser conservado fora do alcance das crianças e animais de estimação!

Use luvas e óculos de proteção para manipular o produto.

Como eliminar os cupins com óleos essenciais

Os óleos essenciais de lavanda e vetiver podem ser usados para prevenir o surgimento dos cupins, basta misturar algumas gotinhas na água ou em um óleo vegetal como o de coco e aplicar na madeira. Caso seja o piso, coloque algumas gotas em um balde com água e passe um pano umedecido nesta mistura para finalizar a limpeza da casa, o perfume da lavanda ainda será um bônus!

Já o óleo essencial de cravo consegue ser eficaz para combater os casos iniciais de cupim. Basta borrifar este óleo misturado em uma base vegetal (óleo de coco, azeite de oliva, etc.) ou água na área afetada. Para cada 100 ml de água ou base vegetal, coloque 10 gotas de óleo essencial de cravo.

Qual a sua receita natural para eliminar os cupins? Divida conosco!

Compartilhe esta matéria por Facebook ou Google+

Este post foi publicado em por