Como cuidar de suculentas

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

Quer ter um jardim, mas não tem espaço nem muito tempo para cuidar das plantas? Que tal preparar pequenos vasinhos com suculentas? Estas plantas são lindas, muito fáceis de cuidar e podem render jardins de vários tamanhos ou simplesmente vasinhos espalhados pela casa que deixam qualquer ambiente mais lindo! Veja aqui algumas dicas de como cuidar de suculentas!

Dica para uma horta em casa!
Compre a sua horta no Lar Natural

Passo a passo de como cuidar de suculentas

As suculentas rendem os mais variados e criativos arranjos, você pode reaproveitar diferentes materiais para preparar vasos ou jardins com estas plantinhas. No entanto, os de barro, cerâmica e fibras de coco são os preferidos por quem gosta e cuida de suculentas em ambientes internos.

As regas são muito práticas, geralmente, seguem um padrão simples: no verão uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Molhe apenas o solo, as folhas não devem ser molhadas.

Como retirar do vasinho plástico

É comum comprar as suculentas em vasos de plástico, para transferi-las ao novo vasinho tenha alguns cuidados: remova as folhas que estiverem secas, aperte o vaso pelo lado de fora, segure o vaso pela base e retire todo o torrão. O segredo é apertar bem o vaso para facilitar a retirada. Depois é só colocar no novo vaso já preparado, dando uma ajeitada na terra ao redor e por cima com as mãos.

Que terra usar

Você pode usar uma mistura de terra adubada e areia de construção em proporções iguais. Não pode ser uma terra pesada, deve ser mais fina para permitir uma boa drenagem.

Uma opção é misturar um pouco de pedrinhas brancas bem pequenas e leves a este solo. Adube as suculentas com material orgânico, algumas lojas vendem produtos naturais de adubação específicos para estas plantinhas.

Como montar o novo vaso

Como sempre falamos aqui, o vaso deve ter furinhos no fundo. A primeira camada a ser colocada é a de cascalho, por cima ponha um pedacinho de manta geotêxtil. Sobre esta manta coloque a terra, em seguida, plante a suculenta, coloque um pouco mais de terra por cima, dando umas apertadinhas com as mãos e, por último, adicione umas pedrinhas.

Iluminação

Aí vem a preocupação de muita gente: como ter suculenta dentro de casa se ela precisa de muito sol?  Calma, embora seja verdade que a maioria das suculentas prefira sol direto, algumas espécies gostam mais da luz indireta. Então, pesquise antes de escolher a espécie para oferecer a melhor localização possível.

Agora, lembre-se: planta precisa de luz, sim! No caso das suculentas esta necessidade é grande, coloque sempre em locais mais iluminados, direta ou indiretamente (de acordo com a espécie).

  • Uma ideia: prepare uma lembrancinha de nascimento, aniversário ou casamento diferente com as suculentas. Imagine a força e o significado de uma lembrança viva desses acontecimentos… A ideia é preparar um vasinho com uma linda suculenta para entregar aos convidados mais próximos.

 

Conte pra gente o que deseja ver em nossas matérias, assim poderemos atender os seus pedidos sempre!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por