Como cuidar bem do seu coração

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

O coração é um dos órgãos mais importantes dessa maravilha que é o corpo humano. Responsável por fazer nosso sangue circular, é também o órgão preferido dos poetas, e é nele que localizamos nossos sentimentos como um ponto no google maps.

Vamos ver como a alimentação e atitudes saudáveis podem prevenir os maiores problemas que ele pode sofrer, com todo o cuidado e carinho que ele merece!

Fatores de risco para o seu coração

Os principais fatores de risco são: colesterol alto, obesidade, cigarro, álcool, má alimentação, sedentarismo, idade, pré-disposição genética, estresse, hipertensão e diabetes.

Mudar seu estilo de vida envolve combater o sedentarismo, buscar uma alimentação saudável e equilibrada, consumo adequado de água (mínimo de 2 litros por dia), investir em alimentos funcionais e se conscientizar dos grandes vilões que sabotam nossa dieta, como o sal, a gordura e o açúcar, bem como melhorar a sua qualidade de vida, evitando o estresse e buscando maneiras de relaxar.

Sal, um vilão que se esconde

O problema do sal está no sódio nele contido. O sódio é de extrema importância para o equilíbrio funcional do organismo, mas seu excesso é perigoso, podendo provocar hipertensão e outras doenças. Ele está embutido nos refrigerantes, frios, salgadinhos, biscoitos, adoçantes a base de ciclamato de sódio e outros produtos industrializados, que devem ter o seu consumo reduzido.

A recomendação da OMS de consumo de sal é de até 5g por dia. Uma pesquisa recente da USP apontou que o brasileiro consome em média 12g, um número alarmante.

Um simples sanduíche fast food é capaz de conter até 80% da recomendação diária!  Temperar com ervas, especiarias e limão e, ainda, tirar o saleiro da mesa, são boas dicas para o dia a dia. O sal light pode ser uma boa opção para quem tem hipertensão e não tem problemas renais, fale com seu médico!

Dicas para cuidar bem do seu coração

Dica de ouro!

Uma boa dica (realista) é separar alimentação de diversão. Alimentação tem que ser saudável, guloseimas que nos dão prazer devem ser encaradas como diversão e, portanto, só de vez em quando. Sorvete, doce, pizza, torresmo, sanduiches… tudo diversão, e devem ser consumidos com consciência e moderação.

Teste da fita métrica

Vocês sabiam que a circunferência do abdômen pode indicar uma predisposição a uma doença cardiovascular? A circunferência para os homens não deve ser maior de 102cm e para as mulheres não deve ultrapassar 88. Para medir é só colocar a fita na altura do umbigo.

Num encontro de agentes de saúde, perguntou-se quais mudanças deveriam ser feitas na vida de uma pessoa que teve um derrame ou um enfarto, e são as mesmas que estamos falando aqui! Isso nos faz pensar que não precisamos esperar por um comprometimento grave para tomar uma decisão, podemos fazer isso hoje e usufruir com saúde desses benefícios.

Você vai gostar também:

Alimentos bons para o coração

Dicas para reduzir o consumo de açúcar

Gordura boa existe sim!

O que você achou do nosso artigo? Conte para gente!

Este post foi publicado em por