5 dicas para conservar livros

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

No decorrer da vida acabamos formando um acervo de livros que contam muito da nossa trajetória e que acabam representando até mais que o conteúdo que carregam. São marcos de aprendizados, de momentos catárticos, paixões avassaladoras, grandes sacadas ou excelentes fontes de consultas que queremos manter pela vida toda. Vamos ver neste artigo como conservar livros e preservar esses verdadeiros tesouros que podem e devem ser cuidados e compartilhados. Vem comigo!

Hábitos comuns prejudiciais aos livros

Quando falamos em conservação de livros podemos começar eliminando alguns péssimos hábitos comuns que, com o passar do tempo, danificam e aceleram a acidificação das páginas, como: lamber o dedo para virar a folha, deixar clipes na página, marcadores e lembrancinhas (papel de bombom, entrada de show, flor, etc.) e também dobrar a ponta das folhas.

Foto: Tumblr
Foto: Tumblr

Lembre-se de lavar as mãos antes de manuseá-los e evite consumir comidas e bebidas enquanto o faz. Não use fita adesiva para colar páginas ou capa, com o tempo a fita se solta e a cola fica na superfície do livro, danificando-o.

Como conservar livros:

1 – Espaço

O ideal é que eles sejam guardados na vertical (em pé), um ao lado do outro, de forma que fiquem retos, não muito apertados, e que deslizem facilmente quando retirados. A designer e restauradora de livros Christiana Lee recomenda que se deixe espaço livre entre um bloco e outro de livros e, também, que se deixe espaço entre os livros e o fundo da estante ou parede. O objetivo é que o ar circule!

Foto: Google
Foto: Google

2 – Luz e umidade

Mantenha-os protegidos da luz solar e também da incidência direta de luz artificial, elas desbotam e amarelam os livros, além de acelerar o desgaste. O mesmo podemos dizer da umidade que facilita a proliferação de fungos, deforma e deteriora os livros; deixe-os longe dela!

Foto: Google
Foto: Google

3 – Poeira

A poeira precisa ser retirada toda semana e nada de pano úmido. Use um espanador ou uma flanela seca.

Foto: Google
Foto: Google

4 – Mau cheiro

Livros que ficam muito tempo sem serem manuseados podem ficar com cheiro ruim. Deixe-os abertos em local seco e arejado por algumas horas, alternando as páginas abertas.

Foto: Google
Foto: Google

5 – Outros cuidados

Nunca segure ou puxe o livro por uma só capa, folha ou lombada, com o tempo elas se soltam. Se eles estiverem guardados deitados (caso seja impossível guardá-los em pé) o melhor é separá-los por tamanho e organizá-los em forma de pirâmide (maiores por baixo), mas evite fazer pilhas muito grandes para não marcar os livros.

Foto: Google
Foto: Google

A professora de arte e restauradora de livros Elisa de Mello aconselha a nunca guardá-los em caixas de papelão, envoltos em plástico (contact) ou encapados com papel de presente ou fitas adesivas. O ideal, segundo ela, é que se use capas de proteção como as que já acompanham algumas edições ou que se faça uma capinha “color set” cortada no tamanho exato do livro.

Foto: WikiHow
Foto: WikiHow

Elisa ainda chama atenção para que se fique atenta à abertura natural do livro, evitando abrir totalmente (180°) – dependendo do material e da encadernação, as folhas podem se soltar.

Com esses cuidados seus livros terão vida longa, mas diante de estragos mais sérios conte com ajuda especializada, é a maneira mais segura de lidar com eles!


 

Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Compre os itens desse artigo
Este post foi publicado em por