Como comer menos sal e melhorar sua pressão

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

O sal, em excesso, pode ser um grande sabotador de uma alimentação saudável e equilibrada. Vamos ver algumas dicas para comer menos sal e ganhar em diversidade de sabor. Vem comigo!

Sal – qual é o problema?

O problema do sal está no sódio contido nele. Sabemos que o sal na medida certa é fundamental para a nossa saúde, mas o excesso é muito perigoso. Seu consumo exagerado está relacionado com várias doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, inchaços, etc.

Precisamos nos atentar não somente ao sal que colocamos na comida, mas também na quantidade de sódio embutido nos produtos industrializados como frios, salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, temperos prontos, comidas congeladas, molhos prontos e até adoçantes à base de ciclamato de sódio (produtos dietéticos). O consumo desses alimentos deve ser controlado.

Qual a medida certa?

A OMS recomenda o consumo diário de até 5g, mas pesquisas mostram que o brasileiro consome, em média, 12g por dia, um número preocupante! Apenas um sanduiche fast food pode conter até 80% da recomendação diária, ou seja, alerta vermelho aceso!!

Solução: dicas para reduzir o consumo

Nosso paladar está acostumado com esse exagero. Em um primeiro momento precisamos nos acostumar com outros sabores e criar novas referências para o adjetivo gostoso.

Para comer menos sal, comece a temperar com especiarias, ervas, vinagre e limão e aprenda a saborear o próprio alimento, você vai descobrir que gosto de nada não existe e seu paladar vai ficar mais refinado. Tire o saleiro da mesa!

O sal light pode ser uma boa opção para quem tem pressão alta e não tem problemas renais. Fale com seu médico!

Troque seu sal refinado de cozinha pelo sal marinho 100% integral, como não é refinado, não perde os minerais naturais do sal como iodo, magnésio e oligoelementos que fazem bem à saúde e ainda não recebe os aditivos do refinado. A recomendação de consumo moderado também vale para o sal marinho integral!

 

Você consome muito sal? Gostou das nossas dicas? Compartilhe!

sal de cozinha
sal de cozinha saleiro
Este post foi publicado em por