Como atrair borboletas para o jardim

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

Um jardim, por menor que seja, consegue dar uma nova cara ao ambiente, trazendo mais alegria, perfume e até sabor! Mas sabia que também pode atrair borboletas? Veja as dicas de como atrair borboletas para o jardim e encante-se!

Borboletas devem estar livres

Antes de vermos as dicas, é importante ressaltar que o objetivo é atrair as borboletas para que visitem o seu jardim e continuem livres!

É crime capturar uma borboleta na natureza conforme reza o art. 1º da Lei nº 5.197/67: “Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.

Plantas atraem borboletas

Cultive plantas com flores que ofereçam néctar. Se o seu espaço é muito reduzido, como uma pequena sacada com alguns vasos ou floreiras, escolha no máximo duas espécies, mas que produzam muitas flores. Se o seu espaço for maior, adicione ainda outras espécies que possam funcionar como hospedeiras.

Dica para uma horta em casa!
Compre a sua horta no Lar Natural

Sugestões de plantas para atrair borboletas

Separamos 5 plantas com flores muito fáceis de encontrar e que ainda vão deixar a sua casa ou apartamento lindos!

  • Hibisco
  • Maria-sem-vergonha
  • Margarida
  • Maracujá
  • Margarida mexicana

As frutas atraem a borboleta

Assim como para atrair pássaros, coloque um comedouro com pedaços de fruta. Uma boa dica é colocar os pedaços de frutas dentro de um recipiente com água, trocando todos os dias para evitar atrair formigas, ratos, baratas e insetos, incluindo o da dengue. Ao limpar, esfregue bem o recipiente.

Banana é uma fruta que atrai borboletas, mas outras aquosas também chamam muita atenção como melão, melancia.

Para concluir: nada de veneno

O seu jardim e horta devem ser orgânicos, a sua saúde, o meio ambiente e até as borboletinhas agradecem!

Mas lembre-se que as lagartas fazem parte do processo de metamorfose das lindas borboletas e adivinhe… as lagartas comem as folhas das plantas.

Não use veneno, esteja consciente que isto faz parte do processo e como explica Viviane Noda do projeto PorQueNão: “as borboletas são importantes para a polinização das flores e onde tem mais animais, tem mais vida, tem mais plantas e menos praga.”

viviane-noda-foto

Consultoria: Viviane é cofundadora do projeto Por Que Não e mostra pra gente que lidar com a terra faz um bem imenso! Clique aqui para falar com Viviane

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por