Como acabar com as pulgas naturalmente

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Tem muita gente desesperada sem saber mais o que fazer para combater as pulgas que não dão trégua aos gatos e cachorros, sem falar que acabam infestando a casa!
O Lar Natural pediu a veterinária Ana Paredes dicas naturais para ajudar a enfrentar este problemão, então veja aqui as medidas e sugestões de como acabar com as pulgas naturalmente!

Pulgas em gatos e cachorros

Ana Paredes enfatiza que há várias medidas eficientes que podem ser adotadas para combater as pulgas, mas antes chama atenção para alguns pontos:

  • Nunca esquecer que animais mais sensíveis (filhotes e velhinhos) e mesmo os que estão passando por algum estresse (físico ou emocional) são mais predispostos aos parasitas.
  • Além de incomodar (e muito) os nossos bichinhos, estes insetos são vetores de parasitas intestinais.
  • A melhor atitude é utilizar vários métodos de uma vez e sempre verificar o estado geral da saúde do animal infestado.

Como acabar com as pulgas na casa

Ana Paredes sugere 3 medidas:

  • Plantas: cravo-de-defunto (Tagetes sp) e erva de St. maria (Chenopodium ambrosioides)

“Colocar no ambiente (embaixo dos móveis, nos sofás, etc.) ou utilizar no enchimento das almofadas de dormir (a planta inteira tem ação inseticida)”, Ana ainda esclarece que no caso dos enchimentos é preciso usar as plantas secas, já embaixo dos móveis, podem ser plantas frescas, as quais acabam secando com o passar do tempo.

  • Homeopatia: Staphysagria 6CH

“Colocar 20 gotas do medicamento em 1 l de água e borrifar na casa. Normalmente as pulgas acabam ficando isoladas num canto ou num tapete e com baixa energia. Você vai ver que elas pulam mais devagar, começam a aparecer só as bem pequenas e, então, fica fácil eliminá-las. Este medicamento aplicado desta forma é eficiente no ambiente, mas não medique o animal com ele”, explica Ana.

  • Aspirador de pó: “passar na casa e nos móveis diariamente. Os ovos das pulgas são colocados no pó, então aspirando sempre, você diminui a infestação.”

Para tratar gato ou cachorro com pulga

Ana Paredes ensina a preparar um produto natural que deve ser aplicado no pelo do animal:

Ingredientes:

  • Cravo da Índia (Syzygium aromaticum), usar 10 g
  • Cravo de defunto (tagetes sp) e erva de St. Maria (chenopodium ambrosioides), usar na proporção de 1:4
  • ½ l de álcool

Basta misturar tudo e colocar em um frasco com tampa. Este preparado pode ser conservado por tempo indefinido, desde que mantido em local fresco e ao abrigo da luz.

Modo de usar

“Escovar o animal com esta solução ou passar sobre o pelo com algodão ou pano. Esta solução espanta bem parasitas em geral. Quando você passa a solução de álcool, ela funciona como um banho seco, então tanto faz o pelo estar limpo ou sujo. Como a ação é tópica deve ser passada diariamente ou a cada dois dias no máximo”, explica Ana.

  • Coleira ou bandana

Basta pingar 5 gotas de óleo essencial de lavanda, de pinho ou de citronela na coleira ou bandana e reaplicar semanalmente. Ana indica outra possibilidade: “diluir as 5 gotas em um pouco de álcool e completar com água em um frasco de spray e borrifar sobre o animal infestado”.

Atenção

Ana explica que “em caso de alergias ou sensibilidades eventuais aos óleos ou às plantas é só parar de utilizar. Como as plantas são amargas, nunca vi acontecer acidentes por ingestão”. Caso o seu animal venha a ingerir a planta, leve-o imediatamente ao veterinário.

ana-maria-paredes-veterinaria

Ana Paredes é veterinária, formada pela Unesp, pós-graduada em Homeopatia pelo Instituto Jaqueline Pecker e pelo IBEHE- UNAERP, fitoterapeuta e pesquisadora  há 30 anos, produtora rural orgânica.

Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Assista aos vídeos do Lar Natural, clique aqui

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por