Chá de erva cidreira – Para que serve?

A erva cidreira, conhecida cientificamente como Melissa officinalis, é uma planta medicinal que faz parte da família da hortelã e do boldo. Muitas pessoas utilizam essa planta para fazerem chás, que são bastante consumidos no Brasil, por exemplo.

Mas para que serve o chá de cidreira? Bem, consumi-lo pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde. Isso porque essa erva atua diminuindo os gases, alivia problemas estomacais e possui um efeito calmante e sedativo que atenua questões relacionadas à ansiedade, depressão, estresse e insônia. Outra propriedade bastante positiva oferecida pela planta é a sua atuação às mulheres que sofrem de cólicas. Mostraremos mais benefícios oferecidos por esta planta a seguir.

Outro elemento importante que mostra para que serve o chá de erva cidreira é sua ação antioxidante, a partir da composição de vários elementos dentro da planta. A erva cidreira tem fitoquímicos, como polifenois, terpenos, taninos, flavonoides e ácido rosmarínico, cuja atividade antioxidante é maior até do que a vitamina E.

E por que o antioxidante é tão importante para o nosso organismo? Essas substâncias ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células, além de atenuar o surgimento do câncer. A erva cidreira protege ainda o coração e diminui a chance de desenvolver doenças cerebrais degenerativas. As fibras contidas na erva cidreira também auxiliam no trânsito intestinal.

 

Todos os benefícios do chá de erva cidreira
Veja em detalhes os benefícios oferecidos pelo consumo do chá de erva cidreira e de que forma ele tem proporcionado tais melhorias
:

  • Estômago: estudos indicam que suas propriedades favorecem o sistema digestivo, atuando até mesmo contra a indigestão provocada por tensão nervosa. Afinal, é comum que muitos problemas gástricos atualmente estejam surgindo em decorrência de episódios de estresse. Por seu efeito calmante e sedativo, a erva cidreira pode amenizar os sintomas e facilitar a digestão;
  • Cólicas: por proporcionar um maior relaxamento, o chá de erva cidreira é muito indicado para mulheres que estão sofrendo de cólicas menstruais;
  • Gases: já que as substâncias contidas na erva cidreira provocam um maior relaxamento do corpo, inclusive dos tecidos, esse chá é recomendado para atuar na diminuição da produção de gases;
  • Hipertensão: pesquisas revelam que a erva cidreira pode ajudar a arrefecer a pressão arterial, já que ela produz uma leve vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos, além de suas propriedades calmantes ajudarem a controlar os nervos e, consequentemente, a pressão;
  • Colesterol ruim: estudiosos afirmam que a ação antioxidante oferecida pela erva cidreira pode reduzir os níveis do colesterol ruim, o chamado LDL. Desta forma, a erva cidreira pode contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Contraindicações da erva cidreira

Vale ressaltar que o chá de erva cidreira tem algumas contraindicações. Por exemplo, essa bebida não é recomendada para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade.

Indivíduos com pressão baixa e hipotireoidismo também devem ficar longe do chá de erva cidreira. Aquelas pessoas que fazem o uso de medicamentos sedativos, caso dos calmantes, também devem evitar o consumo desta planta.

Como consumir a erva cidreira

Chá da Erva
Chá da Erva

É recomendável consumir de 1 a 4 gramas de folhas de erva cidreira por cada 150 ml de água, podendo ser ingerido de duas a três vezes ao dia, conforme instruções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

É orientado que não seja ingerido mais de 450 ml de chá de erva cidreira diariamente. Isso porque, o consumo exagerado do chá pode deixar a frequência cardíaca mais lenta, além de causar pressão arterial baixa.

A melhor forma de ingerir o chá de erva cidreira é por meio de infusão. Coloque entre 1 e 4 gramas de folha fresca em um recipiente. Ferva cerca de 150ml de água e depois ponha o líquido no recipiente com a erva. Mantenha abafado de cinco a 10 minutos. Em seguida coe e espere de 10 a 15 minutos, deixando para tomar o chá morno, preferencialmente sem açúcar e adoçantes.

Plante erva cidreira na sua casa!

Plante Erva Cidreira
Plante Erva Cidreira

É muito fácil cultivar erva cidreira em casa. Assim como plantar gengibre, você pode cultivar em um vaso.

  • É preciso que seu vaso tenha pelo menos 25cm de profundidade.
  • Com ele em mãos, faça uma pequena camada no fundo com cinasita, que são aquelas pedras de argila que ajudam a drenar a água.
  • Em seguida coloque uma manta bidim sobre a argila para evitar que os nutrientes escoem toda vez que você for regar a planta.
  • Coloque terra com adubo até pouco mais da metade do vaso e, por fim, plante a muda ou as sementes de erva cidreira no vaso.
  • Esses itens podem ser encontrados em lojas de produtos agrícolas.
  • Não deixe também de ter em mãos regador e tesoura para realizar os trabalhos de manutenção da planta, para garantir que ela produza muitas folhas para o chá do seu dia a dia.

Desta forma nunca lhe vai faltar erva cidreira na sua casa, aprenda a como plantar, colha as folhas e faça o chá!

 

 


Esse artigo tem autoria de Jorge Silva, novo parceiro do Lar Natural e fitoterapeuta com vasta experiência na redação de artigos sobre plantas, ervas medicinais e saúde.

 

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Este post foi publicado em por