Carrapato é um problema grave para a saúde dos cachorros e gatos e uma das demandas mais frequentes no Lar Natural é por soluções que ajudem a prevenir, controlar e combater os carrapatos naturalmente! Então, veja aqui superdicas para vencer este problemão e finalmente dizer: Xô, carrapato!
Óleo de neem contra carrapato e pulga
Este óleo é o queridinho dos tutores de cachorros e gatos porque tem ação repelente e baixa toxicidade. É possível adquirir o óleo puro, bem como uma série de produtos à base de neem como sabonetes, shampoos, sprays, etc. O nosso consultor de agronomia, Fabio Moraes, já nos contou que usa o extrato de neem como inseticida natural nas plantas e dá banho no seu gato com um sabonete à base de neem para manter afastados carrapatos, pulgas e insetos.
Como usar óleo de neem para prevenir e controlar os carrapatos
Sylvia Angélico do site Cachorro verde dá excelentes dicas para prevenir e controlar carrapatos e pulgas com o óleo de neem.
-
Para limpar a casa
Aspirar a casa com frequência
Manter as caminhas dos gatos e cachorros limpas e colocá-las para tomar sol diariamente
Aplicar no piso limpo várias vezes por semana um pano umedecido em óleo de neem diluído em água
Caso você tenha jardim, é possível borrifar na grama e nas plantas o óleo diluído em água ou usar o extrato, seguindo as orientações do fabricante.
- Nos cães e gatos
No site Cachorro verde, Sylvia Angélico conta que compra o óleo de neem emulsionado, dilui seguindo as indicações do fabricante, e aplica a cada 5 dias no animal, uma vez pela manhã e outra à noite. Mas é possível comprar o óleo de neem já pronto para ser aplicado nos animais, tem até o óleo em embalagem borrifadora. Outra dica de Sylvia é que antes de ir a um parque ou local semelhante, ela aplica o óleo diluído nos cachorros, incluindo os cantinhos entre os dedos.
Atenção: o óleo aplicado puro ou diluído em água pode escurecer o pelo temporariamente, por isto uma boa opção é usar shampoos e sabonetes à base de neem.
Antes de aplicar o neem no seu amiguinho, consulte um veterinário e faça um teste para verificar se o seu cão ou gato não é alérgico: aplique uma gotinha na parte interna da coxa e observe por 24 horas, se ficar vermelho ou com coceira, não utilize o produto.
Produtos naturais e homeopáticos para tratar o problema
Se você imaginava que os carrapatos só poderiam ser combatidos com aqueles produtos químicos superfortes e remédios cheios de contraindicação, relaxe! Existem diversos produtos para o ambiente, para uso tópico e para administração via oral que são naturais e homeopáticos e podem ser usados com segurança. Ana Corina do site Mãe de cachorro tem uma série de artigos com informações e dicas maravilhosas de como prevenir, controlar e tratar carrapatos.
No Mãe de cachorro ela lista diversos produtos naturais que podem ser usados para tratar e prevenir carrapato, como por exemplo, medicamentos homeopáticos que podem ser administrados ao animal e usados no ambiente, alguns podem ser dados até para fêmeas prenhas ou lactantes.
Mas antes de ir a uma loja veterinária ou adquirir os produtos por Internet, é essencial levar o seu cachorro ao veterinário para que ele possa examinar e prescrever os remédios mais adequados.
Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos feitos exclusivamente para você. Clique em Lar Natural e inscreva-se!
Compartilhe esta matéria pelo Facebook e Google+
