Carrapato? Soluções naturais para proteger cachorros e gatos

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Carrapato é um problema grave para a saúde dos cachorros e gatos e uma das demandas mais frequentes no Lar Natural é por soluções que ajudem a prevenir, controlar e combater os carrapatos naturalmente! Então, veja aqui superdicas para vencer este problemão e finalmente dizer: Xô, carrapato!

Óleo de neem contra carrapato e pulga

Este óleo é o queridinho dos tutores de cachorros e gatos porque tem ação repelente e baixa toxicidade. É possível adquirir o óleo puro, bem como uma série de produtos à base de neem como sabonetes, shampoos, sprays, etc. O nosso consultor de agronomia, Fabio Moraes, já nos contou que usa o extrato de neem como inseticida natural nas plantas e dá banho no seu gato com um sabonete à base de neem para manter afastados carrapatos, pulgas e insetos.

Como usar óleo de neem para prevenir e controlar os carrapatos

Sylvia Angélico do site Cachorro verde dá excelentes dicas para prevenir e controlar carrapatos e pulgas com o óleo de neem.

  • Para limpar a casa

Aspirar a casa com frequência

Manter as caminhas dos gatos e cachorros limpas e colocá-las para tomar sol diariamente

Aplicar no piso limpo várias vezes por semana um pano umedecido em óleo de neem diluído em água

Caso você tenha jardim, é possível borrifar na grama e nas plantas o óleo diluído em água ou usar o extrato, seguindo as orientações do fabricante.

  • Nos cães e gatos

No site Cachorro verde, Sylvia Angélico conta que compra o óleo de neem emulsionado, dilui seguindo as indicações do fabricante, e aplica a cada 5 dias no animal, uma vez pela manhã e outra à noite. Mas é possível comprar o óleo de neem já pronto para ser aplicado nos animais, tem até o óleo em embalagem borrifadora. Outra dica de Sylvia é que antes de ir a um parque ou local semelhante, ela aplica o óleo diluído nos cachorros, incluindo os cantinhos entre os dedos.

Atenção: o óleo aplicado puro ou diluído em água pode escurecer o pelo temporariamente, por isto uma boa opção é usar shampoos e sabonetes à base de neem.

Antes de aplicar o neem no seu amiguinho, consulte um veterinário e faça um teste para verificar se o seu cão ou gato não é alérgico: aplique uma gotinha na parte interna da coxa e observe por 24 horas, se ficar vermelho ou com coceira, não utilize o produto.

Produtos naturais e homeopáticos para tratar o problema

Se você imaginava que os carrapatos só poderiam ser combatidos com aqueles produtos químicos superfortes e remédios cheios de contraindicação, relaxe! Existem diversos produtos para o ambiente, para uso tópico e para administração via oral que são naturais e homeopáticos e podem ser usados com segurança. Ana Corina do site Mãe de cachorro tem uma série de artigos com informações e dicas maravilhosas de como prevenir, controlar e tratar carrapatos.

No Mãe de cachorro ela lista diversos produtos naturais que podem ser usados para tratar e prevenir carrapato, como por exemplo, medicamentos homeopáticos que podem ser administrados ao animal e usados no ambiente, alguns podem ser dados até para fêmeas prenhas ou lactantes.

Mas antes de ir a uma loja veterinária ou adquirir os produtos por Internet, é essencial levar o seu cachorro ao veterinário para que ele possa examinar e prescrever os remédios mais adequados.

Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos feitos exclusivamente para você. Clique em Lar Natural e inscreva-se!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook e Google+

Carrapato
Este post foi publicado em por