Câncer de Mama & Sofrologia: uma ajuda diária

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

Neste mês da prevenção do câncer de mama, não podia deixar de falar de como a Sofrologia pode ajudar as pessoas em tratamento. Já estou ouvindo alguns leitores dizerem “câncer de mama & Sofrologia, do que estamos falando?” Os que têm mais memória, talvez vão se lembrar de que a Sofrologia estimula o “tornar-se mais positivo“. No entanto, a Sofrologia não para por aí. Venha comigo!

Alguns números

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no ano 2015, mais de 57 000 novos casos de câncer de mama no Brasil vão ocorrer. É um câncer tipicamente feminino (99% de mulheres) e o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Consideravelmente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente depois idade, especialmente após os 50 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, este câncer pode ser curado se for detectado precocemente, com garantia de recursos diagnósticos adequados e tratamento oportuno. Este tratamento combina intervenções interdisciplinares (médico, psicólogo, fisioterapeuta…) para melhorar a qualidade de vida da paciente. E é aqui que entra a Sofrologia.

Como a Sofrologia pode ajudar

Ao descobrirem o câncer de mama, as pacientes se sentem abatidas, sozinhas com sentimento de injustiça, de incompreensão, às vezes acrescentando a essa situação a raiva e a culpa. É uma perda de referências e a conscientização da existência da morte. Além disso, o câncer e os tratamentos associados vão provocar modificações fisiológicas importantes, frequentemente acompanhadas de perturbações psicológicas na paciente.

A Sofrologia ajuda a paciente nas diferentes etapas da doença e do tratamento, melhorando a qualidade de vida dela. Vem sempre combinada com tratamentos médicos, e nunca os substitui.

Ao anúncio da doença

O primeiro objetivo é gerir as emoções que bloqueiam a capacidade pensar racionalmente. Com a Sofrologia, a paciente vai se tornar atuante em seu tratamento, aprendendo a gerir suas emoções, a tornar-se positiva, a reforçar sua capacidade de adaptação e a se preparar mentalmente para os tratamentos.

Durante os tratamentos médicos

Com a cirurgia, a paciente pode ficar com uma cicatriz a ser aceita e o sentimento de perda da feminidade. Com a quimioterapia, surge o cansaço crônico. Também, pode-se ter vômitos, náuseas, com dores musculares ou articulares. A perda do cabelo e do apetite e a perturbação do sono agravam ainda mais esta situação. À medida que o tratamento evolui, demorando em geral alguns meses, a paciente pode se sentir à parte do que acontece, com a perda da autoestima.

A Sofrologia prepara mentalmente a paciente para os tratamentos, desenvolve o sentimento de confiança para gerir melhor os efeitos secundários e ajudar psicologicamente a aguentar. Permite também gerir o estresse e reforçar a eficácia do tratamento médico.

Depois dos tratamentos

A paciente pode ter receio de voltar à trabalhar e ter dificuldades de concentração e memorização. A Sofrologia pode lhe ajudar, por exemplo, a aumentar sua confiança e estimular sua combatividade.

Alguns exemplos da aplicação da Sofrologia no câncer de mama na França

“L’institut Curie”, centro de referência para o tratamento do câncer de mama na França, propõe consultas de Sofrologia para ajudar as pacientes. “L’institut National du Cancer” e o “Ministère des Affaires sociales et de la santé” consideram a Sofrologia como um método psicocorporal para aliviar os efeitos colaterais do tratamento.

Compartilhe conosco quais são os cuidados de complementar que conhece?

Sobre a Autora
Sou Stéphanie Pujalte, sofróloga, francesa. Apaixonada pela Sofrologia e os poderes incríveis de nossa mente. Vivo no Rio desde alguns meses e gostaria divulgar a prática da Sofrologia entre os Cariocas.  Para obter mais informações ou me contatar www.sofrologiadobrasil.com.br. Até logo.

Este post foi publicado em por