Benefícios do óleo de gergelim

Complementos que me dão Saúde ->
Eu preciso

Se você já é adepta de uma alimentação saudável e natural, com certeza já tem alguma intimidade com o óleo de gergelim, com o próprio gergelim, com o tahine, que é a pasta ou manteiga de gergelim, ou com o gersal, um preparado da semente e sal usado como tempero.

Se você é dessa tribo, ou está conhecendo e se interessando agora, ou simplesmente só associa gergelim ao pão para sanduiche, convidamos a todos para saber mais sobre os benefícios do óleo de gergelim, que, aliás, é delicioso!

O que que o óleo de gergelim tem

Ácidos graxos poli-insaturados (ômega 3, 6 e 9), lecitina, 15 diferentes tipos de aminoácidos, vitamina E, B1 e B2, minerais, cálcio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, cromo, antioxidantes (sesamina, sesamolina e sesamol) e fibras solúveis.

Os benefícios que o consumo nos traz

O óleo é termogênico, acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico, especialmente facilitando a queima de gordura corporal e protegendo a massa magra (músculos). Suas propriedades melhoram o funcionamento das atividades cerebrais, fortalecem o sistema nervoso, os ossos e previnem doenças cardiovasculares.

Tem alto poder antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e várias doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo. É um anti-inflamatório natural com ação bacteriana e que reduz os níveis de colesterol e açúcar do sangue.

Revitaliza a pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a flacidez. No oriente, ele é considerado um revitalizador do organismo como um todo, e está muito presente em toda culinária.

Consumo

O óleo de gergelim é estável quando sujeito a altas temperaturas, o que o torna uma boa opção para cozinhar. Na versão torrado tem um gosto bem forte e característico, por isso vá colocando aos poucos para adequar ao seu paladar. Também pode ser usado para finalizar o prato.

Na hora da compra, prefira o óleo de gergelim 100% natural prensado a frio, para garantir todos os benefícios.

Você já consome o óleo de gergelim? O que achou dos benefícios? Compartilhe conosco!

Este post foi publicado em por