Benefícios do manjericão

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

O manjericão é uma delícia aromática que deixa qualquer prato irresistível, se for uma massinha então, nem se fala! Mas você sabia que além dessa gostosura toda, ele é uma planta medicinal que traz muitos benefícios para a nossa saúde? Vamos ver quais as propriedades e benefícios do manjericão. Vem comigo!

O que que o manjericão tem

Seu nome científico é Ocimum basilicum, também chamado de alfavaca, basílico e basilicão.

Na sua composição tem potássio, sódio, ferro, vitamina A, B12, B6, C, D e K, cálcio, magnésio, ácidos fenólicos, saponinas e flavonoides.

Benefícios do manjericão

Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, adstringente, digestiva, vermífuga, antibacteriana, cicatrizante e antiespasmódica.

O manjericão é utilizado no tratamento de dor de garganta, tosse, aftas, cólicas, gases, feridas, dor de cabeça (de origem digestiva), problemas digestivos e picadas de insetos.

Cuidados

Pode causar alergia em pessoas sensíveis e seu consumo, como remédio natural, não é indicado para grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos

Chá de manjericão

Para fazer o chá coloque 10 folhas de manjericão em uma xícara de água fervente, tampe, deixe descansar por 05 minutos e já está pronto para beber!

Manjericão na comida

Para preservar seus benefícios prefira o consumo in natura, só finalizando os pratos com ele. Também pode ser acrescentado nos sucos com frutas, omeletes e saladas, e nada mal fazer um tradicional pesto italiano. Que tal?

Descubra como fazer um delicioso molho pesto italiano! Clique aqui.

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por