Benefícios de usar cosméticos veganos

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Os cuidados com o corpo e com o rosto são essenciais para termos uma boa saúde e nos sentirmos bem. Cuidar da gente faz parte do que é ter auto-estima. Mas, o que fazer na hora de escolher que tipos de cosméticos usar? Há muitas variedades de tipos e marcas de cosméticos, por isso essa escolha pode não ser tão simples. Vamos tentar ajudá-las nessa função, compartilhando informações e, colocando as diferenças entre alguns tipos de cosméticos, que seguem as linhas mais naturais.

Trajetória

A fabricação dos cosméticos feitos de plantas começou nos Estados Unidos e Europa, a partir da década de 50. Inicialmente, a produção de cosméticos naturais teve como objetivo a eliminação de ingredientes como o parabeno.

Mais recentemente, com a conscientização da necessidade de vivermos um estilo de vida mais sustentável, essa fabricação se expandiu, chegando a variações, como por exemplo, os cosméticos vegetarianos e veganos, que acompanham as respectivas filosofias de vida.

Diferenças

Cosméticos veganos são produtos, que cuidam do rosto e do corpo, que não contêm componentes feitos de animais, que sejam de origem animal, nem testados em animais. Já os cosméticos vegetarianos, apesar de não conterem ingredientes extraídos de animais, podem conter substâncias, como a lanolina e a cera de abelha, que são produzidas por animais.

Benefícios

As pessoas que adotam o estilo de vida vegano, além, de não comerem absolutamente nada de origem animal, não usam roupas, calçados, acessórios nem produtos de beleza que tenham qualquer traço de produto ou subproduto animal.

Para quem é vegana e, também para aquelas preocupadas com um estilo de vida mais sustentável, eis aqui alguns benefícios de se optar pelo uso de  cosméticos e produtos de beleza veganos:

1- Evita produtos derivados de animais

Se você escolher produtos de beleza veganos, você vai evitar o contato com produtos derivados de animais.

2- Mais apropriados para peles sensíveis

Uma vez que os cosméticos veganos têm menos ingredientes em suas composições, isso favorece àquelas peles muito sensíveis e propensas a alergias.

3- Evita usar produtos testados em animais

Os cosméticos veganos nunca são testados em animais. Ao usar os cosméticos veganos, você não irá contribuir para o uso e criação de animais para cobaias, testes e práticas que são nocivas para eles. Dessa forma, você irá ajudar a preservar muitas espécies animais e não contribuir para o sofrimento de muitos deles.

4- A natureza agradece!

Em geral, os cosméticos veganos são comprometidos com o desenvolvimento sustentável, por isso, são embalados com materiais reciclados, o que diminui o impacto sobre o meio ambiente.

E, você, está pensando em começar a usar cosméticos veganos? Você pode comprar diretamente os produtos das marcas Alva e Vivahh no Carrinho Natural.

Compartilhe suas experiências e ideias conosco!

by Maria-Fernanda Silva

MariaFernanda é terapeuta holística certificada, com formação em terapia floral, ervas medicinais, psicoaromaterapia e, metafísica da saúde. Ela também é editora-chefe do site Alternativas Saudáveis: www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

Este post foi publicado em por