Benefícios da yoga na gravidez – veja as posturas!

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Yoga faz bem em todas as fases da vida, mas será que durante a gestação é assim? A nossa consultora Augusta Lopes do Instituto Pro Corpo preparou dicas superlegais paras as gestantes que querem conhecer os efeitos da yoga durante este momento tão especial e delicado. Veja aqui as posturas e os benefícios da yoga na gravidez.

Yoga na gravidez

Antes de praticar qualquer atividade física na gestação, procure o seu médico e veja se ela é apropriada para as suas condições. Há obstetras, por exemplo, que não recomendam a prática da yoga antes do término do primeiro trimestre de gestação. Ou seja, só o seu médico pode liberar a prática da yoga ou de qualquer outra atividade física!

Alguns benefícios da yoga na gravidez

Ajuda a melhorar o equilíbrio físico e emocional, auxilia ainda a se adaptar ao novo eixo de gravidade, melhora a respiração, o que também ajuda a melhorar a oxigenação para o bebê, melhora a postura, aliviando as dores nas costas, promove equilíbrio hormonal, melhora a circulação sanguínea e linfática.

Vamos às posturas de yoga para gestantes:

VRIKSHASANA – postura da árvore

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Em pé, dobre uma das pernas e apoie o dorso do pé sobre a coxa oposta ou acomode a sola do pé na parte interna da coxa. Se não conseguir trazer o pé até a altura da coxa, acomode-o abaixo do joelho na perna de base. Una as mãos em frente ao peito com o olhar fixo em um ponto à frente e, se puder, eleve os braços mantendo as mãos unidas até o alto da cabeça. Mantenha-se na posição alguns segundos respirando normalmente. Na expiração, desça os braços e a perna dobrada. Repita o movimento agora com a outra perna.

Benefícios: postura de equilíbrio e concentração. Auxilia a diminuir as oscilações internas, proporcionando equilíbrio físico e emocional ao longo da gestação.

TALASANA – postura da palmeira

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Em pé, pés separados, fixe com o olhar um ponto à frente e eleve os braços, ficando na ponta dos pés. Ao subir, inspire. Respire tranquilamente durante a manutenção da postura e ao descer, expire. Fique o máximo possível na posição.

Benefícios: fortalece a musculatura das costas e corrige a coluna vertebral. Ativa a concentração e o equilíbrio. Revigora todo o corpo e promove autoconfiança. Também alonga a parede abdominal, gerando mais espaço para o bebê se acomodar no útero.

 MAYARIASANA – postura do gato

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Acomode-se na posição de quatro apoios, joelhos paralelos na largura do quadril, mãos paralelas na largura dos ombros e o dorso dos pés no chão. Inspire e, ao expirar, movimente a coluna arredondando as costas, projetando o umbigo para cima e ao mesmo tempo a cabeça e o cóccix para baixo. Inspire fazendo o movimento oposto, direcione o umbigo para baixo, a cabeça e o cóccix para cima. Repita 7 vezes.

Benefícios: corrige e previne problemas da coluna vertebral. Trabalha as articulações e estimula as glândulas suprarrenais. Trabalha o períneo.

Respiração completa

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Sentada sobre os calcanhares, com a coluna alinhada, com uma mão no peito e outra na barriga. Inspire enchendo o abdômen, depois o peito. Expire esvaziando o peito e depois o abdômen. Repita de 7 a 10 vezes.

Benefícios: auxilia na boa postura. Amplia a oxigenação da gestante e do bebê. Promove tranquilidade, diminuindo a ansiedade.

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