Batata Doce x Batata Inglesa – A Batalha

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Batata Doce x Batata Inglesa é o grande debate do momento.

Em tempos de procura cada vez maior por uma vida mais saudável e um corpo mais magro, demos de cara com a moda da substituição da batata inglesa pela batata doce.
Mas porque será?
Vamos desvendar aqui de uma vez por todas e dar um fim à injustiça com a batata inglesa.

Muitas pessoas evitam o consumo da batata inglesa por considerar que esta é uma fonte “ruim” de carboidratos, enquanto a batata doce é uma fonte “segura” de carboidratos.  Vamos destrinchar os principais nutrientes de cada uma delas nessa tabela:

tabela batatas
Raio-x dos Nutrientes: Batata Inglesa x Batata Doce

Como vimos acima, a batata doce ganha no quesito quantidade de Vitamina A, Vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e sódio. Também possui mais fibras. Em contrapartida, a batata inglesa possui menos calorias, mais proteína, potássio e niacina e menos gordura.
Parece até um empate, não é mesmo?

Mas tem uma coisa que assusta muitos: o índice glicêmico.
A batata doce realmente possui um menor índice glicêmico se comparada com a batata inglesa.
O grande problema é que não explicam o principal: o índice glicêmico é alterado pela forma de preparo do alimento e pela combinação com os outros alimentos que serão ingeridos ao mesmo tempo.
Na grande maioria das vezes, quando vamos ingerir carboidratos, fazemos isto em conjunto de proteínas, gorduras e fibras. Isto é o fator principal de alteração da velocidade de absorção dos alimentos e faz com que os carboidratos sejam digeridos de forma muito mais lenta.

Resumindo, não devemos afastar a nobre batata inglesa de nossas mesas e sim saber prepará-la de formas saudáveis (por exemplo: cozida, ou ao vapor) e saber combinar seu consumo com fontes de proteína e/ou gordura.

Chega de injustiça! Batata para todos.

 

Além de tudo, vejam os benefícios da batata inglesa para a beleza:
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