As propriedades medicinais das argilas

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

O uso da argila é uma das formas mais antigas de utilização da terra como recurso terapêutico, para resolver e/ou aliviar problemas de saúde. A argila é uma substância “viva”, que fornece energia vital ao corpo humano, o que proporciona muitos benefícios à saúde. Com um poder de absorção extraordinário, a argila puxa impurezas e toxinas para fora do corpo humano. Isso ocorre porque a argila tem carga negativa e as toxinas são carga positiva.

 

Diferentes tipos de argila

 

diferentes tipos de argila, de diferentes cores, que variam em função da composição dos solos de onde são extraídas. Leia as propriedades de cada uma delas aqui.

As propriedades medicinais são:

1- A argila verde, que tem efeito desintoxicante e adstringente, é mais indicada para casos crônicos;

2- A vermelha, que ativa a circulação, é indicada para casos agudos;

3- A argila branca oxigena as áreas congestionadas;

4- A argila preta desinflama e renova as células.

Como todo e qualquer tratamento, recomenda-se a experimentação e a observação, sempre sob a supervisão do profissional de saúde, que cuida de você.  

 

Como pode ser usada

 

A argila tanto pode ser usada internamente quanto externamente. Quando é usada internamente, a argila atua como um poderoso detox, especialmente a Argila Bentonite, que absorve metais pesados, como o mercúrio, arsênico e chumbo do nosso corpo. A capacidade da argila de remover toxinas e substâncias prejudiciais ao corpo deve-se às suas propriedades coloidais.

É usada também para casos de problemas no aparelho digestivo, alergias, envenenamento e intoxicação alimentar.

Usa-se o pó dissolvido em água ou comprimidos. Você pode misturar ervas medicinais, sucos verdes, sucos de frutas e azeite de oliva a qualquer tipo de argila, para melhorar o seu desempenho.

Uso externo

Quando aplicada externamente, a argila supre o nosso corpo de traços minerais, que passam diretamente para a corrente sanguínea, através da pele, desinflamando e regenerando o organismo.

Quando usada externamente, a argila pode ser aplicada de diferentes maneiras, incluindo cataplasmas, compressas, emplastros e banhos.

 

A argila aplicada externamente pode ajudar a:

  • aliviar dores de cabeça
  • aliviar dores musculares e inflamatórias
  • aliviar a congestão ou os espasmos do fígado e da vesícula
  • acalmar dores nas juntas
  • curar feridas, furúnculos, espinhas e erupções da pele
  • estimular o movimento peristáltico no intestino grosso
  • puxar as toxinas do fígado
  • puxar as toxinas das mordidas de aranhas e insetos
  • reduzir a inflamação dos tumores
  • reduzir o inchaço e a retenção de líquidos

 

Com a argila se faz um tratamento terapêutico natural e muito eficiente, que pode ser utilizado para diferentes problemas de saúde. Em futuras publicações, iremos abordar o preparo, a aplicação e as precauções que se deve ter, além de algumas receitas mais específicas

E você, já usou argila terapeuticamente? Se já usou, passe aqui para nos contar como foi!

 

Até breve!

 

por  Maria-Fernanda Silva

MariaFernanda é terapeuta holística certificada, com formação em terapia floral, ervas medicinais, psicoaromaterapia e, metafísica da saúde. Ela também é editora-chefe do site Alternativas Saudáveis: https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

Este post foi publicado em por