Alternativas naturais para prevenir pulgas e carrapatos

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Com o aumento da temperatura e umidade no verão, aumenta também a incidência de pulgas e carrapatos e com isso o risco da doença do carrapato, bem como alergias provocadas pela picada destes parasitas. Leia mais e descubra algumas alternativas naturais para prevenir pulgas e carrapatos nos pets. 

A doença do carrapato, também conhecida como hemoparasitose, é uma das doenças que mais preocupam os tutores, pois não existe vacina contra ela e pode ser fatalO tratamento tem cura, mas o ideal é a prevenção. A incidência desta doença em gatos e humanos é muito pequena.

Fonte: Google
Fonte: Google

Segundo a veterinária Sonali Rebelo, devido à alta incidência destes parasitas neste período, os produtos disponíveis no mercado não são totalmente eficazes. Nos períodos mais quentes do ano, o ideal é fazer um rodízio de produtos para melhorar a prevenção. Para diminuir a sobrecarga de química no animal, o indicado é aliar soluções naturais a estes produtos.

Alternativas naturais para prevenir pulgas e carrapatos nos pets

Óleo de Neem:  Uma solução natural indicada são os produtos à base de óleo de Neem, como repelentes e sabonetes. Os produtos a base deste óleo não provoca a morte imediata do inseto, mas a interrupção do seu crescimento e a diminuição da praga. O tutor deverá utilizar o óleo de Neem de acordo com a bula quanto à diluição do produto e desparasitar o animal e o local onde ele vive, especialmente o quintal. Você pode encontrar os produtos à base de Neem para animais e jardins aqui.

Repel Neem Óleo Emulsionado (1L)
Repelente de Neem à venda na Lojinha Natural
Sabonete de Neem (unidade 80g)
Sabonete de Neem à venda na Lojinha Natural

Outras receitas naturais que ajudam a repelir estes parasitas:

Infusão de Arruda ou de erva de santa maria: 20g de folhas em 1 litro de água. Utilizar como água de enxague após terminar o banho.

Fonte: Google
Fonte: Google

Chá de cravo: infusão depois borrifar no animal sempre que sair para passear.

Fonte: Google
Fonte: Google

Existem no mercado produtos homeopáticos antiparasitas de uso interno e externo, como o Fator P&P Animal, Fator ECTO Cão e Fator P&P Canil (uso externo).

O tutor deve sempre observar a indicação da frequência na aplicação do remédio contra pulgas e carrapatos para não dar uma dosagem maior que a recomendada, pois pode ser prejudicial ao animal.

Este artigo contou com a colaboração da Médica Veterinária Dra. Sonali Rebelo, especialista em Nutrição Clínica e Funcional do site Tendências Naturebas Pets.


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de casa, jardim e pet. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

 

 

Este post foi publicado em por