Remédios naturais contra a tosse

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

A tosse não é só uma doença do inverno. Contra a tosse seca que não lhe deixa dormir, a tosse com catarro ou a dor de garganta, existem remédios naturais e eficazes que vão lhe ajudar a se sentir melhor!

O mel contra a tosse noturna

Mel. Fonte: Google

Porque faz bem: O mel tem propriedades anti-sépticas e cicatrizantes. Por isso, ajuda a combater o vírus da gripe a acelera a cura. Prefira o mel de eucalipto, tomilho, lavanda ou pinheiro, ricos em ativos antissépticos.

Receita: À noite, tome uma a duas colheres de café de mel antes de escovar os dentes.

O tomilho contra a tosse seca

Tomilho. Fonte: Google
Tomilho. Fonte: Google

Porque faz bem: O tomilho possui propriedades antálgicas que permitem acalmar a inflamação da garganta e aliviar a tosse seca. Tem também virtudes anti-sépticas que ajudam a lutar contra o vírus que dá origem à tosse.

Receita: Adicione meia colher de café de tomilho em uma xícara de água fervente, e deixe descansar por 10 a 15 minutos. O chá deve ser bebido 4 a 5 vezes ao dia.

As plantas contra a tosse com catarro

ervas-medicinais2
Plantas medicinais. Fonte: Google

Porque faz bem: A erva-doce, o verbasco, o marroio branco, a malva, a hera-trepadeira são plantas medicinais com uma ação expectorante. As plantas fluidificam as secreções e ajudam na eliminação do catarro.

Receita: Misture 10 g de folhas de hera-trepadeira, 15 g de marroio branco, 10 g de tomilho, 15 g de folhas de malva, 10 g de raiz de alteia e 10 g de raiz de alcaçuz. Adicione uma colher de café da preparação em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. O processo deve ser repetido 4 à 5 vezes ao dia.

O própolis contra a dor de garganta

extraits_de_propolis
Própolis natural. Fonte: Google

Porque faz bem: Contra a tosse seca ou a tosse com catarro, o própolis é o remédio natural ideal para aliviar a garganta irritada. Rica em antioxidantes, o própolis tem propriedades cicatrizantes, anti-sépticas, antivirais e anti-inflamatórias.

Receita: O própolis se encontra associada a outros ativos (mel, óleos essenciais…) ou em spray para a garganta. Aconselha-se o spray que tem uma ação local maior.

Lembre-se: Se sua tosse estiver acompanhada de dificuldades respiratórias ou de dor nas costelas, consulte um médico!


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por