Alimentos ricos em magnésio

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Você sabia que 350 reações químicas importantes do nosso corpo dependem do mineral magnésio para seu funcionamento? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil está no topo da lista dos países com deficiência em magnésio  estima-se que 95% dos brasileiros sofrem da deficiência do mineral.

É importante salientar que magnésio não é remédio, mas sim um mineral essencial para a vida!  Mesmo variações mínimas da concentração do magnésio nas células, podem afetar o metabolismo, o crescimento e a proliferação celular.

Fonte: Google
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Algumas funções do magnésio no corpo:

    • Ajuda a manter a massa muscular e função dos nervos;
    • Mantém regular o ritmo cardíaco e a função cardiovascular saudável;
    • Mantém o sistema imunológico saudável;
    • Mantém os ossos fortes;
    • Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e pressão arterial;
    • Está envolvido no metabolismo energético e na síntese de proteínas.

A carência de magnésio está associada aos seguintes problemas: irritabilidade, crises emocionais, desorientação e confusão mental, insônia, contrações nervosas, tremores musculares, aumento do colesterol sérico, disritmias cardíacas, vasoconstrição, lesões cutâneas, anorexia, deficiência de potássio, diminuição da resistência física e alergias.

Alimentos ricos em magnésio:

Frutas e Hortaliças: abacate, banana, folha de beterraba, beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, figo (seco), uva passa, algas marinhas, soja, espinafres, couve. Frutas desidratadas são também uma excelente opção e fonte de magnésio.

nozes-castanhas-amêndoas
Dica 1: Acrescente um mix de castanhas e frutas desidratadas como lanche entre as refeições.

Grãos e derivados: Cevada, granola, aveia (grãos inteiros), farelo aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral, cereais ricos em fibras.

Nozes e Sementes: nozes e sementes secas, sementes de abóbora, girassol, gergelim, amêndoas, castanhas, amendoim, soja.  

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Dica 2: Inclua uma porção de granola caseira e orgânica com frutas frescas no café da manhã. Atenção à composição da granola e evite àquelas que contém açúcar refinado.

 

Sobre o autor

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, autodidata das terapias alternativas, mecânica quântica e da magia do corpo humano. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.


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