Alimentos essenciais na gravidez

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

A gravidez é um momento lindo na vida de uma mulher, mas o corpo passa por tantas transformações que as necessidades nutricionais tornam-se mais específicas. Nesta fase é preciso cuidar ainda mais da alimentação. Veja aqui uma lista com sugestões de alimentos que não podem faltar na gravidez e desfrute este momento com delícias saudáveis!

O que comer durante a gravidez?

É preciso ressaltar que cada grávida é única, ou seja, possui necessidades e condições muito específicas. Portanto, é fundamental seguir a dieta e, conforme o caso, tomar os suplementos prescritos pelo médico, bem como respeitar eventuais restrições alimentares. Uma gestante com intolerância à lactose, por exemplo, terá uma dieta diferente de outra que não tem este tipo de restrição. Isto sem falar, nas mães vegetarianas, veganas, etc. Cada uma terá uma dieta diferente! O importante é sempre seguir as recomendações médicas.

Aqui fazemos uma sugestão de alguns alimentos que não podem faltar na gravidez, mas claro, desde que estejam liberados pelo seu médico e que não se choquem com a sua escolha alimentar. Vamos a eles!

Alimentos essenciais na gravidez

Ricos em ácido fólico – vegetais verdes como espinafre, couve e brócolis, frutas cítricas e cereais. O ideal é preparar estes vegetais no vapor para conservar ao máximo seu valor nutricional.

Ricos em cálcio – leite e derivados, tofu, bebidas à base de soja e cereais integrais.

Carboidratos sofisticados – arroz, pão, cereal e massa integral são a melhor fonte de carboidrato para as futuras mamães.

Ricos em ferro – aí estão as carnes, incluindo fígado! Ovo e feijão, além de verduras como o espinafre que já falamos. Para que o ferro seja absorvido mais facilmente, o ideal é consumir junto uma fonte de vitamina C, por exemplo, acompanhado por um suco de acerola. Mas procure evitar consumir os alimentos ricos em ferro misturados a ingredientes ricos em cálcio como leite, pois isso prejudica a absorção do ferro.

Lipídeos e proteínas– carnes vermelhas, salmão, sardinha, leite e derivados e o abacate são excelentes fontes.

Ricos em magnésio – soja, grãos como feijão e ervilha, nozes e, novamente, cereais integrais.

Vitaminas – todas são importantes, mas vamos pelas de maior destaque:

Vitamina A – gema de ovo e fígado (novamente), vegetais amarelos, couve (de novo), além de frutas como o mamão.

Vitamina B, aí vamos pelos números!

Vitamina B1– carnes, ovos e cereais integrais (note que novamente estes alimentos aparecem), além de frutas, legumes e leveduras.

Vitamina B3 – pode ser encontrada em mais abundância em 3 alimentos já ressaltados na lista: gema de ovo, carne magra e leite e derivados. Além, claro, de frutas e legumes.

Vitamina B6 – milho, carnes brancas tanto de peixe como de frango, leveduras, leites e derivados e, novamente, olha ele aí: fígado!

Vitamina C – as frutas cítricas são excelente fonte, além delas, o tomate, o brócolis e o couve-flor também contêm esta preciosa vitamina.

Vitamina D – não dispense um banho de sol! Além disso, consuma ovos e fígado!

Tem alguma dica de nutrição para gestantes? Compartilhe aqui!

Este post foi publicado em por