Alimentos bons para o coração

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O coração, esse importante órgão do nosso corpo, precisa de muitos cuidados e para estar em forma precisa de uma alimentação saudável. Comer os alimentos adequados permite melhorar sua performance física e prevenir muitas doenças. Veja aqui se você está cuidando bem do seu amigo do peito!

Alimentos que devemos evitar

Alguns alimentos, apesar de saborosos, devem ser eliminados ou evitados ao máximo, para garantir um bom funcionamento do coração.

  • Fast-food: na correria do dia a dia é comum recorrer aos alimentos fast food. O problema é que são alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e açúcares, que podem causar problemas cardiovasculares. Além dos sanduíches, outros alimentos consumidos em excesso são prejudiciais, como batata frita, coxinhas, quibes, pastéis e entre outros.
  • Azeite de dendê: mesmo sendo um ingrediente essencial na cozinha nordestina, não deve ser a opção diária para cozinhar, já que é rico em gorduras saturadas. Dê preferência ao azeite de oliva.
  • Margarinaum item muito comum no café da manhã dos brasileiros. Tanto a manteiga, quanto a margarina, possuem gorduras que fazem o mau colesterol, o LDL, aumentar.  Além de elevar as taxas de colesterol LDL no sangue, as gorduras trans encontradas em boa parte das margarinas ainda reduzem os níveis de HDL, que é o bom colesterol. Resumindo: FUJA desses potinhos.
  • Embutidos: Mortadela, linguiças, salsichas, salame e muitos outros apresentam quantidade excessiva de gordura trans e de sal. No nosso corpo esses alimentos tem efeito negativo sobre a pressão arterial.
  • Alimentos industrializados: praticamente todos esses produtos são ricos em gorduras trans, gordura saturada e diversos tipos de açúcares e xaropes, componentes que não são benéficos ao coração e nem à saúde geral do organismo.

Os alimentos amigos do coração

Não se desespere, existem alimentos amigos do nosso coração e que devem ser consumidos no nosso dia a dia.

  • Feijão, soja, lentilha e grão de bico: como são ricos em fibras, proteínas vegetais, minerais e antioxidantes auxiliam na redução e a manter um bom nível de colesterol no organismo.
  • Tomate: por ser rico em licopeno, responsável por fornecer a cor avermelhada, tem ação antioxidante que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Alho: ele pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares na medida em que reduz o colesterol e a pressão arterial. O ideal é que seja consumido cru, sem que haja destruição de seus princípios ativos.
  • Aveia: é uma rica fonte de fibras solúveis, ajuda a reduzir o colesterol e mantém por mais tempo a sensação de saciedade.
  • Castanhas: não importa qual castanha seja (castanha-do-brasil, amêndoa, nozes, avelãs), ela é sempre rica em gorduras poli-insaturadas, proteínas, fibras, selênio, cálcio e potássio.  Só preste atenção: não consuma em excesso, por serem oleaginosas tem alto teor calórico.
  • Peixes: os de água salgada, como sardinha, salmão, atum e anchova, são ricos em ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol ruim. Procure consumi-los pelo menos 3 vezes na semana.
  • Vinhos: ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e tem efeito antioxidante. Se por acaso você não gosta de vinho, saiba que os compostos benéficos ao coração se concentram na uva.

E você, já cuida bem do seu coração?

Alimentos bons para o coração

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