Alergia e roupas adequadas para exercício físico

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Já falamos aqui da importância de lavar roupas novas antes de usá-las devido à possibilidade de desenvolvermos algum tipo de alergia – dentre outros problemas. Essas reações alérgicas têm em grande parte uma ligação direta com o tipo de tecido, suas fibras ou material usado para tingi-los. Para a prática de atividades físicas, o cuidado é ainda maior, pois o atrito direto do tecido na pele e suor pode causar irritações, assaduras e alergias à longo prazo. Por que isso acontece? O problema pode não estar em você. Entenda!

 

Roupas e agentes alergênicos

 

Em todo o processo de industrialização da roupa – que envolve confecção do tecido, da roupa propriamente dita, armazenamento, transporte e distribuição – ela acaba exposta à impurezas e, principalmente, produtos químicos que podem ser tóxicos para a pele.

Muitos desses produtos estão ligados aos processos de tingimento dos tecidos, corantes e resinas. Outros são usados para preservar as peças de insetos (traças, ácaros), fungos e mofo 

As fibras do tecido estão cobertas de resíduos químicos que pode não ser detectado a olho nu, mas a sua pele pode dar o alerta.

O Que fazer?

  • Com o avanço da tecnologia e conscientização para um consumo sustentável, algumas empresas estão fabricando roupas com matéria prima orgânica. Ou seja, 100% natural, como é o caso do algodão orgânico, que do plantio à utilização na confecção é mantido isento de pesticidas e materiais tóxicos.

 

Então vamos às dicas finais de como se vestir para fazer atividades físicas:

 

1- Priorize roupas de matéria prima orgânica. Mesmo que você não tenha problemas alérgicos, experimente utilizar peças sustentáveis, orgânicas e naturais, principalmente às íntimas, certo?

2- Tendo em vista que na atividade física o material da roupa entra em atrito com sua pele, é importante que esse material seja de qualidade, natural, proporcionando o conforto e proteção que as roupas orgânicas garantem.

 

Lembre-se nossa pele é o maior órgão do corpo e merece toda atenção e cuidado. Bons exercícios!

Sobre o autor
Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, cursa faculdade de filosofia, autodidata das terapias alternativas e mecânica quântica. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.

Este post foi publicado em por